Os aplicativos mais populares de abril

Por Muni Perez

Semanalmente o Canaltech faz uma lista com os melhores aplicativos e, agora, na última semana de cada mês listamos os apps mais populares do mês tanto para Android quanto para iOS.

Este mês o grande destaque foi para o ZUI Locker, um aplicativo que permite a personalização da tela inicial do Android. Tivemos também o Trepn Profiler, novo app da Qualcomm para monitoramento do desempenho de dispositivos com o sistema do Google. Para iOS, o mais clicado foi o Popcorn Time, o “Netflix pirata”, pois recentemente os desenvolvedores descobriram uma maneira de burlar o bloqueio da Apple e instalar o app em iPhones e iPads que não têm jailbreak.

Confira a lista completa.

Android

1. ZUI Locker

ZUI Locker é um substituto para a tela de bloqueio padrão do seu Android, com um visual muito bonito. Ele vem com diferentes layouts para personalização e oferece atalhos para ações comuns, como o player de música ou a lanterna, exibe previsão do tempo, entre outras funções. Além disso, possui um recurso bem bacana que atualiza diariamente o papel de parede da sua tela de bloqueio.

2. Trepn Profiler

Apps Android Trepn Profiler

Trepn Profiler é um novo aplicativo lançado por ninguém menos que a Qualcomm, maior fabricante de processadores para smartphones e tablets do mundo. Este é um app de diagnóstico que monitora diversos aspectos do seu Android, como o uso da CPU, GPU, RAM, bateria e pacote de dados. Com ele, fica fácil identificar aplicativos que estão prejudicando a performance do seu aparelho. O melhor é que ele funciona com qualquer dispositivo Android, não sendo necessário ter os processadores Snapdragon da empresa.

Fazer download na Play Store

3. Office Lens

Office Lens é um novo aplicativo lançado pela Microsoft para escanear documentos, quadros de anotações, cartões e qualquer outra coisa que você queira extrair as informações e armazenar na nuvem. Na realidade, o Office Lens não é tão novo assim, tendo sido lançado há um ano, mas apenas para Windows Phone. Ele funciona em conjunto com o OneNote e salva todos os documentos capturados no serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft.

Por meio do software de reconhecimento de caracteres (OCR), ele consegue extrair textos das imagens e com isso é possível criar arquivos do Word, PowerPoint e até PDF - mas claro que tudo depende da qualidade da imagem capturada. Um recurso interessante é a captura de cartões de negócios, pois ele extrai os dados como nome e número de telefone, podendo salvá-los na agenda telefônica do seu aparelho.

A versão para Android ainda está em fase de testes e para ter acesso você deve entrar na comunidade do Google+ no link abaixo. No canto superior direito, clique em “Join Community”, vá em “About this Community”, procure a opção “Become a Tester” e siga as instruções na tela para baixar o programa.

4. Gramophone

Apps Android Gramophone

Gramophone é um novo player de musica que está dando o que falar, principalmente pelo seu visual simples, mas chamativo. Com interface toda baseada no Material Design, ele coleta informações dos artistas no Last.fm, além de possuir widgets para as telas inicial e de bloqueio do Android.

Fazer download na Play Store

5. Infinit - transferência ilimitada de arquivos

O Infinit é um serviço para envio de arquivos pela internet que funciona de maneira diferente do Google Drive e Dropbox, por exemplo. Ao invés de salvar seus arquivos em algum servidor, o Infinit trabalha com uma tecnologia de conexão ponto a ponto, permitindo enviar um arquivo diretamente de um dispositivo para outro. É possível enviar arquivos tanto do computador para o smartphone, independentemente deles estarem conectados na mesma rede, ou, ainda, para outro contato em qualquer lugar do mundo. O app encontra sempre a conexão mais rápida e direta possível e, caso os aparelhos estejam na mesma rede Wi-Fi, a transferência chega a ser 30 vezes mais rápida que o envio para um servidor na nuvem. A grande vantagem do Infinit sobre outros serviços é que ele não tem limite de tamanho, ou seja, você pode enviar praticamente qualquer coisa para outro dispositivo.

Faça download na Play Store

iOS

1. Popcorn Time

Apps iOS Popcorn Time

O Popcorn Time, também conhecido como o “Netflix Pirata”, é um serviço que permite aos usuários assistirem qualquer filme online através de streaming via torrent. Com apps apenas para Mac, Windows e Android, os usuários de iPhone e iPad sem jailbreak não podiam fazer uso do serviço por causa das restrições da Apple. No entanto, os desenvolvedores criaram uma maneira de burlar o sistema de instalação da Apple, permitindo que qualquer usuário possa colocar o aplicativo em seus dispositivos. O procedimento é bem simples e basta que você instale um programa no Windows e conecte seu iDevice no computador.

Faça o download do instalador e siga as instruções na tela

2. Lost Within

Lost Within é o primeiro jogo para dispositivos móveis do Amazon Game Studios, da gigante varejista Amazon. Neste game com gráficos de tirar o fôlego você tem que sobreviver em um asilo abandonado e mal assombrado, cheio de inimigos de dar medo, para finalmente encontrar a saída.

Faça download na App Store

3. Truefilm

Apps iOS Truefilm

Truefilm é um ótimo editor de imagens para iPhone e sua nova versão foi lançada para ser um substituto mais fácil de usar que o Lightroom, da Adobe. Um recurso bacana é o Autoedit, que aprende os padrões de preferências do usuário, edita automaticamente as imagens e seleciona filtros. Então, se você gosta de fotografar com o smartphone, mas precisa dar aquele toque na edição com recursos mais profissionais antes de postar nas redes sociais, o Truefilm é uma boa opção.

4. Tempo - Editor de Vídeos

Apps iOS Tempo

Tempo é um novo editor de vídeos que permite combinar, em um único filme, trechos em velocidade normal, em câmera lenta e em timelapse (mais rápido). Os controles são bem fáceis de usar, bastando um toque de botão para reduzir ou aumentar a velocidade. Adicione uma música de fundo e o vídeo estará pronto para ser postado nas redes sociais.

Faça download na App Store

5. Mortal Kombat X

Agora você pode jogar o clássico Mortal Kombat no seu iPhone. O game é um híbrido de luta, coleção de cartas e multiplayer, mas claro que o mais importante são os combates. Com controles simples e gráficos excelentes, você vai poder sair dando fatality e os principais golpes dos personagens de Mortal Kombat.

Faça download na App Store

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.