Os 10 melhores apps para Android da semana (12/07/2018)

photo_camera Wagner Alves/Canaltech

A Copa pode até acabar, mas as novidades da Google Play continuam a todo vapor. Nesta semana, selecionamos algumas opções para quem precisa de um bom cartão de visitas, novidades em apps de grandes empresas e muitos joguinhos para você que quer dar uma relaxada com o smartphone ou tablet na mão.

1. Ecocard

A ideia da desenvolvedora do Ecocard é bastante simples: criar um cartão de visitas virtual. A iniciativa tem duas propostas: evitar aquele momento constrangedor em que você não tem nem mesmo um cartãozinho para entregar em uma reunião e, de quebra, ajudar o meio ambiente.

O app oferece a possibilidade de personalizar cartões com dados, foto do usuário, cores e logotipo da empresa. Utilizando a geolocalização, a troca de cartões pode ser feita através de QR Code ou por proximidade, bastando que a pessoa com quem o usuário deseja se conectar esteja a menos de 1 km de distância para o app sincronizar os contatos com apenas um comando. Uma vez realizada a troca de cartões, os dados dos usuários são salvos automaticamente na agenda do smartphone e se mantêm sempre atualizados, à medida em que o usuário altera o seu e- mail, telefone, endereço ou site. Os cartões ainda podem ser públicos ou privados.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O app é uma produção da empresa brasileira I9xp, voltada para soluções tecnológicas corporativas, e está disponível gratuitamente na Google Play.

2. Final Fantasy Awakening mobile

Se você é fã de um bom RPG japonês, com certeza, conhece a série Final Fantasy. Uma das mais importantes franquias dos games desde os tempos dos Super Nintendo agora ganhou um game completo para smartphones.

Final Fantasy Awakening é um RPG de ação, com combates em tempo real. O jogador precisa pensar estrategicamente para saber os melhores momentos para usar as habilidades especiais dos personagens, que são os 14 guerreiros originais de Final Fantasy Type-0. Cada herói possui conjuntos de habilidades e características de combate únicas.

Ainda, é possível convocar criaturas chamadas Eidolons que podem ajudar no combate, incluindo aí deuses de guerra como Ifrit, Shiva, Odin e Bahamut.

O jogo é gratuito, mas trabalha com compras dentro do app.

3. WhatsApp Update

Foto: Captura

Começamos a nossa sequência de novidades de grandes empresas da indústria com uma grande atualização para o WhatsApp. O programa passou a permitir que usuários façam o upload de seus históricos no Google Drive, liberando espaço no device com as milhões de fotos, memes e mensagens que se recebem no mensageiro.

Outra novidade é que o programa também passou a avisar quando uma pessoa encaminha uma mensagem para outra, tornando a plataforma mais transparente.

O WhatsApp é gratuito na Google Play.

4. Opera Crypto

A Opera lançou uma novidade para o seu navegador. Ainda em período de testes, a empresa criou uma carteira virtual para pessoas fazerem transações em criptomoedas Etherium.

Com a versão do navegador, é possível transacionar criptomoedas usando QR Codes entre smartphones. Também é possível usar as moedas para fazer compras em sites que já aceitam essa forma de pagamento.

O app trabalha com uma API do Dapps para garantir a segurança das transações, além de vir com opções de privacidade para o usuário.

O navegador está disponível para Android.

5. Firefox Notes

Foto: Captura

A Mozilla lançou um novo app para Android chamado Firefox Note. Basicamente, ele só permite que os usuários façam anotações em seus smartphones. O diferencial é que o app uma alta gama de ferramentas de notas, como escrita a mão e gravações de áudio, e também sincroniza com o navegador no desktop.

Dessa forma, caso o usuário esteja com a mesma conta Firefox logada em ambos os sistemas (navegador e app), as notas são sincronizadas entre eles.

O Notes está disponível em versão de testes na Play Store.

6. Facebook Creator

Foto: Captura

O Facebook lançou uma grande atualização para o seu app voltado para a criadores em suas plataformas. O Creators oferece estatísticas precisas e opções de respostas de forma mais ágil para quem gerencia páginas na rede social.

A novidade está no controle de transmissões ao vivo na plataforma. O app agora também une os comentários no Messenger, Facebook e Instagram. Junto disso, a plataforma apresenta insights e novidades para ajudar no crescimento dentro das redes sociais.

O Facebook Creator é gratuito e está disponível na Google Play.

7. Edge Lighting Notification

Desde que alguns aparelhos celulares modificaram suas telas para ficarem cada vez mais finos, também adicionaram algumas novidades estéticas. Uma delas é que as bordas do aparelho podem indicar notificações por cor.

Este programa ajuda a configurar como essas notificações se apresentam. Com ele, é possível fazer com que o seu aparelho pisque em verde, por exemplo, com uma nova mensagem do WhatsApp, ou azul para o Messenger.

A aplicação ainda pode ajudar pessoas surdas com indicações visuais claras do aparelho.

O Edge Lighting Notification custa R$ 0,99 na Google Play.

8. Meu CadÚnico

Foto: Captura

O Governo Federal chega com mais um programa voltado para serviços sociais. Este app ajuda o usuário a acompanhar seu Cadastro Único para Programas Sociais. A vantagem é que ele reúne em um só lugar todos os programas que o Governo tem no momento e explica como as pessoas podem fazer parte dele.

Contudo, ainda falha ao não permitir o cadastro já diretamente pelo app. Ou seja, aplicação é apenas consultiva de informações cadastrais, mas já é um passo para facilitar a vida do usuário.

Meu CadÚnico está disponível gratuitamente na Google Play.

9. Math puzzle PRO 2018

Foto: Captura

Este programa é para quem é amante das exatas e gosta de um bom desafio matemático e de lógica. O app traz mais de 80 desafios, com explicação e dicas caso você fique totalmente empacado em uma delas.

As fases incluem análise de padrões, pensamento lógico, memorização, pensamento fora da caixa e, claro, conhecimentos matemáticos. Esta é uma dica bacana para quem está estudando para vestibulares e quer treinar cálculo de forma lúdica, já que é possível separar em níveis de dificuldade.

Math puzzle PRO 2018 custa R$ 3,39 na loja do Android.

10. Pokémon Quest

O programa dos bichinhos de bolso mais apaixonante dos games chega finalmente para os smartphones. Pokémon Quest é um jogo inicialmente lançado para o Nintendo Switch em que o jogador precisa usar até três Pokémon para passar desafios contra outros monstrinhos.

O jogo traz uma versão voxelizada dos 151 personagens da primeira geração e brinca com uma mecânica em que é preciso atrair os bichinhos com alimentos. A proposta é que o game sirva de porta de entrada para os outros jogos da franquia, como Pokémon Go e o próximo título para o Nintendo Switch, programado para o ano que vem.

Pokémon Quest está disponível gratuitamente na Google Play. O Canaltech tem uma análise da versão de Nintendo Switch.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.