Opera agora tem VPN gratuita na versão para Android

Por Felipe Demartini | 20 de Março de 2019 às 11h59
Reprodução
Tudo sobre

Opera

Saiba tudo sobre Opera

Ver mais

Após um período de testes, a VPN oficial e gratuita do Opera finalmente chegou a todos os usuários do Android. A mais recente versão do browser no sistema operacional traz, finalmente, o recurso que estava disponível apenas a usuários da versão Beta do navegador, de graça e com ativação simples.

Basta pressionar o botão correspondente na tela de configurações do app para que a VPN comece a agir instantaneamente. A promessa da desenvolvedora do navegador é de criptografia em 256-bits e conexão totalmente anônima, a partir de três regiões que podem ser escolhidas pelo usuário: Europa, América ou Ásia. Quem preferir pode habilitar o recurso que sempre seleciona a melhor conexão disponível.

Outros recursos básicos de segurança também fazem parte da proposta da Opera. A empresa afirma que os dados trafegados por seus servidores não serão registrados nem retidos, o que deve impedir a identificação individual de seus usuários ou o rastreio de atividades online. O mesmo, claro, vale para a utilização no próprio dispositivo, com as informações não sendo utilizadas para outros fins.

Por outro lado, os próprios usuários podem ter acesso a informações básicas sobre a utilização do recurso, como o volume de dados trafegados por meio da VPN. Além disso, configurações mais avançadas podem permitir que mecanismos de busca ignorem a VPN para entregar resultados de acordo com a localização do usuário, caso ele assim deseje.

No celular, a Opera recomenda o uso da VPN como dispositivo de segurança na utilização de conexões públicas, como os Wi-Fis abertos de cafeterias e aeroportos. São nesses lugares que estão os indivíduos maliciosos interessados nos dados dos usuários e também os maiores vetores de ataques que envolvem a interceptação de informações.

Já disponível na versão desktop do navegador há alguns anos, a VPN gratuita do Opera vem como uma mão na roda para os usuários mais leigos, que não necessariamente sabem como um sistema desses funciona. A ativação com um único botão e os controles simples aplicados à versão Android trazem mais segurança para aqueles que, de outra maneira, nem mesmo se importariam com esse tipo de coisa.

A atualização do Opera no Android é gratuita e, uma vez realizada, a VPN já deve estar disponível para uso. Caso o update não apareça automaticamente no seu celular, acesse a página do software na Google Play Store para realizar o processo.

Fonte: Opera

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.