OnePlus explica por que criou o serviço Zen Mode

Por Nathan Vieira | 01 de Agosto de 2019 às 16h15

"Tire uma pausa da tecnologia. Abaixe o telefone e aproveite a vida". Essa é a proposta do Zen Mode, recurso criado pelo OnePlus a fim de proporcionar o bem-estar aos usuários dos aparelhos. A ideia é, justamente, que o smartphone seja deixado de lado por um período de 20 minutos, enquanto a pessoa busca clarear as ideias. Na última quarta-feira (31), a empresa responsável pelo desenvolvimento desse recurso compartilhou uma publicação em seu blog oficial, intitulada "Vamos falar do Zen Mode - Um desafio em mindfulness", para explicar em detalhes o surgimento e as razões por trás do Zen Mode.

A princípio, a empresa explica como leva tempo para pensar sobre o que está afetando seus usuários antes da elaboração de um novo recurso, e observa: "Entre um mar de tópicos, vimos um monte de feedbacks e discussões em muitos canais sobre um assunto recorrente: tecnologia exige muito de sua atenção". Assim, quando a equipe estava trabalhando na construção do recurso em questão, foi necessária a realização de pesquisas visando a compreensão do relacionamento das pessoas com seus telefones. "Nossa pesquisa mostrou que às vezes as pessoas não sentem que podem se desligar de sua vida digital. Aplicativos de mídia social, especialmente, exigem muita atenção com notificações e atualizações constantes. Aplicativos de mensagens podem ser similarmente perturbadores", consta na publicação.

Campanha publicitária do Zen Mode (Foto: OnePlus)

O post no blog oficial da OnePlus ainda consta: "Percebemos que as notificações que o atraíram não são o único problema. Muitos aplicativos foram criados para recompensá-lo por interagir com eles, seja por meio de algo tão simples quanto uma animação que o receba de volta, uma recompensa ou um prêmio virtual - especialmente em jogos, que recompensam você por voltar".

Foi a partir disso que a empresa passou a desenvolver o Zen Mode. O próximo passo da OnePlus foi descobrir qual seria o melhor jeito para implementar o recurso. "Imagine que você estivesse completamente feliz com a maneira como usava seu dispositivo e constantemente tinha um recurso incomodando você. Isso seria o oposto do que queríamos alcançar". Sendo assim, a empresa garante que os usuários podem se envolver com o Zen Mode apenas se desejarem, ou ignorá-lo totalmente se não for algo de seu interesse.

Zen Mode oferece uma pausa de 20 minutos

O aplicativo recurso não cancela a pausa de 20 minutos, uma vez que é iniciada (Foto: Android Central)

Outro ponto na hora de desenvolver o OnePlus foi pensar direitinho a respeito da pausa. A empresa cogitou várias possibilidades de duração, mas acabou escolhendo que o Zen Mode duraria apenas 20 minutos. Sobre essa decisão, a publicação explica: "Todos nós podemos concordar que a configuração do Zen Mode em 60 minutos impediria que todos, menos os mais experientes, tentassem, e sabemos que muito pode acontecer em uma hora, então você pode precisar do seu dispositivo. Mesmo 45 minutos é muito tempo - enquanto isso poderia ser perfeito para os alunos de uma turma, pode não ser ideal para os outros".

A empresa ainda completa a explicação das razões por trás da pausa de 20 minutos: "Então, em vez de procurar por um longo período de tempo, por que não um período mais curto, que pode ser repetido se necessário? 5 minutos são curtos demais, sua mente não se moveu, e se você quisesse estendê-lo, teria que começar a contagem regressiva constantemente. Até 10 minutos parece muito curto. 15 minutos e 20 minutos pareciam mais certos, e após a experimentação dentro de nossa equipe decidimos em 20 minutos".

Para que o Zen Mode fosse projetado de maneira mais aberta e acolhedora, a OnePlus precisou criar uma maneira de incentivar as pessoas a usá-lo. "O insight que conduz a isso pode parecer contra-intuitivo. Queremos que as pessoas usem o aplicativo para não usarem o celular. Essencialmente, estamos criando elementos com regras e recompensas mais saudáveis ​​do que outros aplicativos e jogos".

Além disso, a OnePlus afirma que existe toda uma técnica em torno da linguagem que envolve o aplicativo, para que ele seja envolvente aos usuários: "Há também alguma psicologia leve acontecendo - se é simplesmente uma opção, muitas pessoas vão deixar isso passar. Mas se é um desafio, é mais atraente. Tenha em mente que isso tem como objetivo encorajar o maior número possível de pessoas a serem mais conscientes sobre o uso de seus smartphones - não queremos criar uma atitude desagradável em relação a elas. Há algumas pessoas que precisam de ajuda real para estabelecer limites, e há algumas pessoas que querem apenas uma pausa rápida - temos que tentar dar suporte a todos".

Sobre a OnePlus

A empresa responsável pela criação do Zen Mode consiste em uma fabricante chinesa de smartphones, com sede em Shenzhen. A história da companhia teve início em 2012, quando seus fundadores, Carl Pei e Pete Lau, trabalhavam na Oppo e resolveram deixar a empresa para montar seu próprio negócio. Assim, a OnePlus acabou sendo fundada oficialmente em 2013. Atualmente, já é uma das principais empresas do ramo, na China.

Em 2014, a OnePlus lançou o seu primeiro produto no mercado: O One Plus One. Na época, a ideia era vender cerca de 30 mil unidades, mas as expectativas foram superadas, e a venda chegou a 1,5 milhão de aparelhos. Por hora, os produtos da OnePlus estão disponíveis em lugares como a Ásia, Europa, Estados Unidos e Canadá.

Fonte: OnePlus via Android Central

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.