O povo pediu e o WhatsApp atendeu: o antigo status está de volta

Por Sérgio Oliveira

Há duas semanas o WhatsApp liberou o novo recurso de Status que copia na cara dura o Snapchat. A atitude não foi bem vista pelo público, que praticamente promoveu um boicote à funcionalidade. Agora, depois de muitos pedidos, o WhatsApp está trazendo o antigo status de volta.

O antigo recurso já está disponível para os usuários Android que têm o WhatsApp Beta instalado. Rebatizado para "Recado", ele funciona da mesma maneira de antes: você pode definir uma mensagem curta que reflete o seu estado atual para que seus contats vejam antes de lhe mandar alguma coisa.

Para usar e atualizar o seu "Recado", basta abrir o WhatsApp e acessar o menu no canto superior direito -- aquele dos três pontinhos. Depois disso, vá em "Configurações" e clique na sua foto na parte superior da tela.

Para definir o seu recado, primeiro você terá de acessar as configurações do seu WhatsApp
Para definir o seu recado, primeiro você terá de acessar as configurações do seu WhatsApp (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Na nova tela que abrir, você poderá ver o seu "Recado" abaixo do seu nome. Toque sobre ele para editá-lo.

Depois de tocar na sua imagem de perfil, você verá seu recado atual abaixo do seu nome. Toque sobre ele para alterar
Depois de tocar na sua imagem de perfil, você verá seu recado atual abaixo do seu nome. Toque sobre ele para alterar (Captura de tela: Sergio Oliveira)

E se você está curioso para ver os "Recados" dos seus amigos, basta ir no menu de contatos tocando no ícone redondo com um símbolo de mensagem dentro. A tela que se abre mostrará todos os seus contatos no WhatsApp com seus respectivos "Recados" abaixo do nome.

Os recados dos seus amigos podem ser vistos na lista de contatos do seu WhatsApp
Os recados dos seus amigos podem ser vistos na lista de contatos do seu WhatsApp (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Vale ressaltar que os "Recados" só estão disponíveis para os usuários do WhatsApp Beta no Android. Então, caso o recurso não esteja aparecendo para você, isso pode indicar que você está usando a versão "normal" do WhatsApp.

Para ter acesso ao WhatsApp Beta, basta se inscrever para ser um testador do mensageiro instantâneo clicando neste link.

Outro ponto importante é que o uso dos "Recados" não desabilita o Status à la Snapchat do WhatsApp, que continua funcionando de maneira independente.