Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novos smartphones Samsung e Xiaomi terão aplicativo que reduz consumo do 4G

Por| 09 de Novembro de 2015 às 18h31

Link copiado!

Novos smartphones Samsung e Xiaomi terão aplicativo que reduz consumo do 4G
Novos smartphones Samsung e Xiaomi terão aplicativo que reduz consumo do 4G

Graças a uma parceria com a Opera, os novos smartphones da Samsung e da Xiaomi já virão com o aplicativo Opera Max instalado. Esse app serve para controlar os gastos desnecessários de dados do smartphone, reduzindo o consumo da internet 4G.

Segundo estimativa da desenvolvedora norueguesa, até 2017 mais de 100 milhões de aparelhos com o Opera Max estarão em uso no mercado mundial. O aplicativo “mágico” verifica e direciona o tráfego de internet do dispositivo para uma rede virtual privada (VPN). Lá, o app compacta as solicitações de dados (em especial dados usados em vídeos, fotos e imagens), e o resultado é um consumo menor da internet móvel. Além disso, o Opera Max também determina quais apps podem usar o 4G e quais só gastarão banda quando o aparelho estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

De acordo com a desenvolvedora, o app permite reduzir até 50% do gasto com internet móvel na navegação geral, podendo subir para 60% quando estiver assistindo a vídeos pelo celular, sem perda de qualidade. O aplicativo também pode ser usado para monitorar o consumo diário dos dados, emitindo relatórios para o usuário saber "tim tim por tim tim" onde e como está gastando seu plano de conexão 4G.

Continua após a publicidade

É importante frisar que a Opera garante não coletar dados pessoais durante o processo, e o aplicativo – que é gratuito – está disponível para download em smartphones que utilizem o sistema Android pela Play Store.

Fonte: Exame