Novos emojis do iOS 10 chegam ao WhatsApp beta para Android

Por Redação | 21 de Setembro de 2016 às 19h16

Neste mês, o sistema operacional móvel da Apple recebeu uma atualização cheia de novidades, trazendo, entre melhorias na interface e uma sintonia melhor entre as funcionalidades do sistema, uma leva de emojis totalmente remodelada, com traços mais modernos e até mesmo novas figurinhas. E para não ficar desatualizado em relação à plataforma móvel do concorrente, o WhatsApp lançou uma atualização no Android com novidades semelhantes às 70 modificações do iOS nas carinhas.

A versão beta do mensageiro traz, inclusive, as versões dos bonequinhos em diversos tons de pele. Além disso, estão presentes os casais gays, vários tipos de representações de família, o detetive, os novos esportes, o homenzinho fazendo relaxamento, a mulherzinha pensativa e até a bandeira do orgulho LGBT.

Aliás, tal como aconteceu com o iOS, o WhatsApp no Android também trouxe um traço remodelado nos emojis novos, deixando-os com um leve efeito tridimensional, com sombreamentos e cores mais nítidas. Aqui a gente chama a atenção para a manobra que a Apple fez ao mostrar que desaprova o porte de armas de fogo: na última versão do mensageiro, o pequeno revólver verde de plástico também está no lugar da antiga arma de tambor.

A atualização ainda não foi liberada para todos os usuários (e nem é compatível com todos os dispositivos). Vale a pena consultar a loja de aplicativos do Google para checar a disponibilidade da versão 2.16.274 do WhatsApp, ainda em fase beta, para seu aparelho.

Sobre a versão beta

Vale lembrar que não é possível rodar a versão estável e a versão beta do WhatsApp instalada simultaneamente no mesmo aparelho. Se você já usa o aplicativo, após solicitar o cadastro como testador na Play Store, você recebe um aviso informando que uma atualização será instalada em breve; caso ainda não tenha o WhatsApp no seu smartphone, então a versão beta é instalada diretamente.

É possível deixar o programa de testes do WhatsApp e voltar ao aplicativo estável a qualquer momento — para isso, basta remover o app e instalar a sua versão tradicional. Como toda versão de testes, o WhatsApp beta pode sofrer com falhas e bugs típicos desta fase de instalação, afinal é justamente este o propósito de um Beta: encontrar problemas e corrigi-los antes de lançar algo para o grande público.