Publicidade

Novo recurso do PowerPoint vai acabar com a bagunça em seus slides

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Março de 2021 às 16h35

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Se você já teve problemas com a formatação de um slide no PowerPoint, pode ficar (parcialmente) aliviado. A Microsoft adicionou ao programa a ferramenta Auto Fix (em português, “Correção Automática”), uma função inserida no menu de contexto do app que ajusta automaticamente posição, orientação e dimensões de elementos inseridos na tela.

A ferramenta, alimentada com inteligência artificial, atua sobre vários elementos presentes no slide, sejam figuras, formatos desenhados, fotos ou blocos de texto. A Microsoft não menciona as limitações quanto ao layout (você confere sobre elas mais adiante neste texto) e encoraja que a novidade seja aplicada em variados cenários para ao menos conferir se os ajustes atenderão às necessidades de formatação.

Continua após a publicidade

Por enquanto, a Correção Automática está disponível exclusivamente para a versão web do PowerPoint. Para experimentar a ferramenta, você pode inserir quadrados de forma irregular próximos da posição e dimensões desejadas, selecioná-los, clicar com o botão direito do mouse e deixar o corretor agir.

A inteligência artificial tentará deduzir qual era a sua intenção inicial na disposição dos elementos e, naturalmente, pode errar o palpite. Portanto, mesmo que seja um corretor automático útil para os momentos de prazo curto, é preciso ter o mínimo de cuidado para que ela interprete o resultado esperado.

Dessa informação, há uma das dicas principais para a ferramenta: selecionar uma pequena quantidade de elementos — e do mesmo tipo — costuma ter resultados melhores do que a seleção irrestrita de conteúdo esperando resultados rápidos. Por isso, a Microsoft sugere que “tente poucos itens por vez e aumente o escopo das correções gradativamente, até que o visual esteja como esperado”.

Continua após a publicidade

Limitações pontuais

Por enquanto, um dos problemas conhecidos da Correção Automática está no ajuste de SmartArt, formas geométricas agrupadas e elementos que se sobrepõem. Contudo, o corretor não irá bagunçar todo o trabalho se você as selecionar por acidente — em vez disso, apresentará um erro alertando sobre o problema e solicitando ajustes manuais.

Vale ressaltar que o corretor do PowerPoint também tem suas “limitações criativas”. O sistema não está preparado para todo tipo de layout, portanto, não será útil para todas as ocasiões — pelo menos, por enquanto.

Continua após a publicidade

Atualmente, a Correção Automática do PowerPoint está sendo disponibilizado gradativamente para os usuários assinantes do Microsoft 365, seja qual for sua assinatura — desde que cubra o uso da plataforma de navegador.

Fonte: Microsoft