Novo Lightroom para iOS traz compatibilidade com arquivos RAW

Por Redação | 15.07.2016 às 09:18

O Adobe Lightroom é um dos apps de edição de fotos que se destacam por permitirem tratamentos de imagem avançados, bastante próximos da versão desktop. Uma função antes só disponível para Android já está ao alcance dos usuários iOS: a edição de imagens não comprimidas em formato RAW, provenientes de câmeras profissionais. A atualização para Android também traz novidades, como o novo modo de disparo profissional.

A nova função de captura profissional na versão 2.1 para Android permite o ajuste manual de várias funções, como velocidade do obturador, ISO, balanço de brancos e foco, como nas câmeras DSRL. Como a maioria das lentes presentes em smartphones não tem muita variação de abertura (f), o ajuste não aparece na lista de opções manuais. A Adobe divulgou que a função de exportar arquivos com mais qualidade também foi melhorada.

Para o iOS, a grande novidade é a compatibilidade com arquivos RAW, que podem sem importados e editados com muito mais opções de ajustes, incluindo as classificações com estrelas e bandeiras presentes no Lightroom para desktop, que podem ser sincronizadas com outros dispositivos. A seleção gradiente radial ou linear também está disponível na versão do app, permitindo proteger, de maneira suave, áreas das fotos que não se quer alterar. Para demonstrar o desempenho, a Adobe divulgou uma imagem RAW de 50 megabytes de uma Canon EOS 5DS editada em um iPhone 6.

Ambos as versões são gratuitas para baixar e usar, mas os usuários de iOS terão de usar a conta do Creative Cloud para ter acesso à nova funcionalidade.

Fonte DPreview