Novo golpe utiliza mensagem de voz do WhatsApp para roubar dados bancários

Por Redação | 27 de Maio de 2015 às 12h17

Os golpes na internet estão cada vez mais comuns e criativos e não surpreende muito o fato de um novo golpe utilizar o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, o WhatsApp, para roubar dados de usuários mais desatentos.

A nova artimanha avisa aos usuários de uma suposta mensagem de voz do WhatsApp Web no Outlook.com e Hotmail. A mensagem aparece na caixa de entrada com o remetente "Web Whatsapp" e o título "[Nome de Usuário] enviou mensagem de áudio - (3284)". De acordo com especialistas da Kaspersky Lab, não há nenhuma mensagem e a mensagem se trata, na verdade, de um trojan bancário que se instala no Windows caso o usuário clique no link.

Ao abrir o e-mail, o usuário se depara com a logo do aplicativo de mensagens e um player para escutar a mensagem de voz supostamente enviada. Ao visualizar os detalhes da mensagem, é possível notar que o endereço de e-mail do remetente é de um contato próximo a você, como um familiar ou amigo. Utilizar a imagem do WhatsApp é um grande atrativo para os desatentos serem infectados pelo trojan presente na mensagem.

Golpe - Mensagem de áudio

Fábio Assolini, analista sênior de segurança da companhia, relembra os usuários que não há nenhum recurso de mensagem de voz no WhatsApp Web. Além disso, ele reforça que, ao utilizar o serviço, os usuários não precisam adicionar o endereço de e-mail em nenhuma etapa da instalação do app.

Ao receber mensagens de origem duvidosas, o recomendado é deletá-la de imediato e ficar atento para possíveis notificações do WhatsApp que não sejam no aparelho do usuário. Caso você tenha recebido a mensagem e tenha clicado no link infectado, é preciso realizar uma verificação profunda no sistema de seu computador por meio de um bom antivírus para identificar o malware e removê-lo.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/05/golpe-usa-falsa-mensagem-de-voz-do-whatsapp-web-e-rouba-dados-bancarios.html

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.