Novo golpe oferece passagens aéreas da TAM para usuários no WhatsApp

Por Redação | 03 de Novembro de 2016 às 06h53

Os cibercriminosos não têm limites e estão cada vez mais ousados e criativos em suas tentativas de roubar os dados pessoais dos usuários. Depois de oferecer cupons do McDonalds, Burger King, Zara e outros estabelecimentos, agora chegou a vez de eles mexerem com a vontade do povo de viajar.

Foi identificado nesta semana um novo golpe que está rolando no WhatsApp e que promete dar duas passagens aéreas gratuitamente ao usuário. A "promoção" chega numa mensagem com um link e diz ser uma comemoração ao suposto aniversário de 50 anos da TAM.

Para receber as passagens, o usuário precisaria responder a quatro perguntas após clicar num link. Só que, como você já deve imaginar, não há promoção alguma e os incautos acabam tendo os smartphones infectados por um malware. Além de coletar as informações pessoais das vítimas, a praga virtual as cadastra em serviços de mensagem pagas e compartilha a falcatrua automaticamente com os contatos da vítima não só no WhatsApp, mas também em outras redes sociais.

Novo golpe leva usuário a responder a um questionário que, ao final, deveria dar duas passagens aéreas gratuitas. No fim das contas, o que se ganha é um malware instalado no dispositivo móvel

Novo golpe leva usuário a responder a um questionário que, ao final, deveria dar duas passagens aéreas gratuitas. No fim das contas, o que se ganha é um malware instalado no dispositivo móvel (Reprodução: IP News)

Identificar o golpe, entretanto, é bem fácil. Basta ficar atento aos erros de português do texto e buscar por informações da suposta promoção na página oficial da TAM, que, depois de fundir suas operações com a LAN no ano passado, agora se chama LATAM. Finalmente, o link enviado junto à mensagem aponta para o site "101promo.net", não havendo qualquer ligação com o site da companhia aérea.

Via IP News

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.