Novo design do Snapchat desagrada e usuários não perdoam

Por Redação | 12 de Janeiro de 2018 às 17h37

O Snapchat recentemente decidiu renovar seu visual, mesclando as histórias de maneira confusa entre o feed e as mensagens privadas. Isso causou o desagrado de muitos usuários, que estão avaliando o aplicativo negativamente e soltando reclamações nas redes sociais.

Somente nos poucos países em que o novo design já foi liberado (Reino Unido, Austrália e Canadá), 83% das avaliações do Snap na App Store foram negativas, contendo somente uma ou duas estrelas. Apenas 17% das avaliações atuais forneceram de três a cinco estrelas.

Segundo dados vazados, entre o final de abril e a metade de setembro de 2017, o Snapchat teve crescimento zero na quantidade de Stories publicados entre os usuários ativos, sendo que a base de usuários aumentou em somente 7%. Isso mostra não somente o sucesso da chegada dos Stories ao rival Instagram, como o fracasso nas últimas tentativas de o Snap conquistar os atuais ou novos usuários.

Novo design do Snapchat (Reprodução: TechCrunch)

Para tentar manter sua receita, com o novo design o Snapchat começou a exibir anúncios nas mensagens privadas, e os usuários não estão perdoando essa prática considerada invasiva. Ainda, a decisão de alterar seus algoritmos para que o feed priorize Stories de amigos próximos, em vez de exibir tudo em ordem cronológica, também não agradou.

Mas a maior quantidade de reclamações está sendo feita com relação aos Stories de amigos que se seguem mutuamente. Em vez de aparecerem no feed habitual, muitas dessas histórias estão sendo exibidas junto às mensagens privadas, confundindo tudo. Outros conteúdos aparecem na aba "Discover", deixando o usuário ainda mais perdido.

Do outro lado, o Snap declarou que "atualizações tão grandes como esta podem exigir um tempo para que os usuários se acostumem, mas esperamos que a comunidade curta assim que se adaptar". Contudo, ao não dar ouvidos às reclamações dos usuários, é possível que o serviço perca ainda mais terreno para a concorrência.

Fonte: TechCrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.