Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova regra da Apple facilita a correção de bugs em apps para iOS

Por| 01 de Setembro de 2020 às 10h28

Link copiado!

Apple/reprodução
Apple/reprodução

Em comunicado enviado aos desenvolvedores, a Apple informou que entraram em vigor novas regras para atualizações de aplicativos em suas App Stores. A partir de agora, correções de bugs não terão a distribuição adiada devido a problemas com as regras da loja. Além disso, os desenvolvedores de apps poderão sugerir mudanças no próprio regulamento da App Store, após a divulgação de casos que chamaram a atenção no exterior.

A Apple já tinha noticiado as mudanças durante o evento para desenvolvedores WWDC, em junho. Para os criadores de apps, as mudanças oferecerem menos restrições ao publicar correções de problemas em seus programas e jogos, com a exceção de casos em que a Apple identifica possíveis problemas jurídicos.

Para os usuários, a novidade evitará situações inusitadas como algumas que aconteceram durante este ano. É o caso do app de e-mail Hey, inicialmente aprovado pela Apple e depois bloqueado, inclusive suas correções de falhas, devido a uma suposta violação das regras na App Store.

Continua após a publicidade

Outro caso foi o do app de ioga Down Dog, que teve atualizações retidas pela moderação da loja da Apple após o aplicativo se negar a incluir um período de testes para assinaturas pagas.

Na mira da Justiça

As práticas da Apple — que agora podem ser questionadas pelos criadores de apps — estão sob investigação por órgãos de fiscalização de abuso do poder econômico na Europa e Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Poucas semanas atrás, a Epic Games, desenvolvedora do game Fortnite e da ferramenta de criação de jogos Unreal Engine, protestou abertamente contra a cobrança da comissão de 30% pela Apple em vendas de jogos, assinaturas e itens em apps oferecidos nas plataformas da Apple e Google.

O protesto causou a remoção do Fortnite da loja de apps para iPhone e iPad, o que excluiu os jogadores das duas plataformas da nova temporada do game.

Ao que tudo indica, a suspensão da conta da Epic Games na App Store impede que a empresa use o novo sistema de sugestões de mudanças de regras, que requer um perfil ativo no site da Apple para desenvolvedores. No caso do Fortnite, portanto, as críticas dos criadores terão que ser resolvidas na Justiça.

Fonte: Apple