Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova atualização do Uber quer impedir que passageiros peguem carro errado

Por| 23 de Julho de 2019 às 13h33

Link copiado!

Nova atualização do Uber quer impedir que passageiros peguem carro errado
Nova atualização do Uber quer impedir que passageiros peguem carro errado
Tudo sobre Uber

O caso da universitária do estado da Carolina do Norte, nos EUA, que foi encontrada morta após entrar em um suposto veículo da Uber, motivou a empresa a lançar uma campanha de conscientização e mudanças que começa a ver reflexos no Brasil: por aqui, o aplicativo passou por uma atualização que altera a disposição de informações essenciais e alertas a fim de ampliar a segurança dos passageiros.

Na nova versão, dados como o nome e a foto do motorista, o modelo do automóvel cadastrado e sua placa estão em maior destaque, assegurando maior visibilidade antes que o usuário do serviço entre no veículo. Também ganham maior evidência os alertas de segurança dentro do aplicativo, que agora estão mais visíveis e fáceis de serem acionados. Informações relacionadas à viagem também estão mais à vista, cortesia de um painel de visualização com tamanho ampliado, mostrando todos os dados da viagem. Ademais, notificações em push serão exibidas na tela do smartphone, reforçando tais informações.

“Segurança é prioridade para a Uber e temos recursos que começam a agir antes mesmo de uma viagem acontecer, desde o cadastramento dos motoristas parceiros. Nós sempre recomendamos que os usuários chequem os dados antes do início de qualquer viagem, mas é importante que ele tenha um acesso cada vez mais fácil a essas informações. O anúncio de hoje está focado justamente nisso. Seguimos sempre estudando e avaliando novas medidas para diminuir riscos e proporcionar mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo todos os dias”, explica o diretor do Tech Center da Uber no Brasil, Marcello Azambuja.

Há também a opção de compartilhamento de trajeto da viagem, disponível para passageiros e motoristas, no qual é possível alertar conhecidos na sua agenda de contatos sobre um trajeto que você tomou pelo Uber, deixando-os cientes sobre qualquer alteração inadvertida. Finalmente, um único botão reúne opções emergenciais para serem acionadas rapidamente, como chamar serviços policiais.

Continua após a publicidade

Tudo isso para reforçar uma medida de segurança que a Uber sempre divulgou por meio de seus serviços: se alguma informação do app não corresponder ao motorista que veio lhe buscar, cancele a corrida e chame outro veículo.

Continua após a publicidade

No caso dos EUA, em abril, a estudante Samantha Josephson entrou em um carro que parecia estar a serviço da empresa. Não era esse o caso e ela, e lamentavelmente, apareceu morta tempos depois. Por causa do incidente, a Uber lançou a campanha Campus Safety Initiative, que busca justamente evitar que usuários do serviço de transporte acabem cometendo esse tipo de engano.

Aqui no Brasil, a empresa firmou parceria com a Serpro para sempre verificar a base de dados de motoristas que buscam se credenciar para prestação de serviços junto à ela. A companhia também emprega um algoritmo que é capaz de reconhecer padrões de texto impróprios ou potencialmente ofensivos/perigosos, a fim de identificar má conduta de motoristas em relação a seus passageiros.

A atualização do app no Brasil está disponível a partir desta terça (23) tanto no Android como no iOS.