Publicidade

No iOS, Steam Link teve 330 mil downloads na primeira semana

Por| 27 de Maio de 2019 às 10h28

Link copiado!

Valve/Divulgação
Valve/Divulgação

A vontade de jogar games de PC na telinha do celular ou tablet levou a mais de 330 mil downloads do Steam Link para iOS apenas na primeira semana. Os números são da Sensor Tower e mostram que o lançamento surpresa da aplicação, um ano depois de ela ter sido rejeitada pela Apple, não apagou a chama dos usuários. Mais do que isso, os números fizeram com que a Valve ultrapassasse a marca de dois milhões de usuários em plataformas mobile, na soma com os números já bastante grandes obtidos no Android.

Gratuito, o aplicativo permite que os títulos da biblioteca dos jogadores na Steam sejam “executados” no celular ou tablet. As aspas têm a ver com o fato de que eles, na verdade, estão sendo rodados no próprio computador, com apenas as imagens sendo transmitidas por meio da rede. De volta, pelo mesmo caminho, passam os comandos feitos no joystick, com a mesma compatibilidade disponível na loja online presente aqui, o que significa que dá para usar controles de Xbox One, Switch e PS4, por exemplo, além daqueles fabricados por terceiros ou pela própria Valve, desde que tenham Bluetooth para conexão.

No recente lançamento para iOS, foi a China quem mais contribuiu para os resultados. De acordo com os números, 57% dos usuários vêm de lá, enquanto o Japão aparece em segundo lugar, com 14% dos downloads. Os Estados Unidos estão em um terceiro lugar distante, com 6% das instalações registradas nos primeiros sete dias de disponibilidade do Steam Link.

É uma história diferente da contada, por exemplo, no Android, onde a aplicação está disponível há mais de um ano. Na Google Play, 22% dos 1,9 milhão de downloads registrados vieram dos Estados Unidos, com o país sendo o maior em instalações. A Sensor Tower, então, fala em 430 mil usuários da solução apenas no país.

Continua após a publicidade

O lançamento do Steam Link para iOS foi comemorado pelos entusiastas e aconteceu quase exatamente um ano depois da polêmica rejeição do software pela Apple. Em maio do ano passado, o software teve o lançamento negado por, segundo a Valve, entrar em conflito com diretrizes da Maçã relacionadas à venda de games diretamente pelo marketplace para PC, sem participação dela em lucros e protocolos de segurança.

Na ocasião, e diante das críticas da base de usuários, ambas se comprometeram a rever a questão e garantir o lançamento do Steam Link na App Store, algo que aconteceu apenas agora, e de surpresa. O aplicativo está disponível para iPhone, iPad e Apple TV.

Fonte: Sensor Tower