Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Netflix promete áudio com qualidade de estúdio em celulares Android

Por| 26 de Janeiro de 2021 às 11h20

Link copiado!

Akash
Akash
Tudo sobre Netflix

A Netflix anunciou o uso de um novo formato de áudio de alta qualidade em seu aplicativo para Android, o xHE-AAC, e promete uma definição sonora aprimorada, capaz de oferecer uma reprodução digna de estúdio em aparelhos compatíveis.

O novo codec é uma evolução do atual HE-AAC (ou MPEG-4 Audio), com melhor gerenciamento de cenas barulhentas e alcance dinâmico. As características devem melhorar a experiência sonora especialmente em gravações de ambientes com muitas fontes de áudio — por exemplo, cenas urbanas em séries.

O xHE-AAC (extended HE-AAC) oferece os recursos adaptativos dos codecs de vídeo da Netflix, podendo ser ajustado à qualidade da conexão. A empresa conta que o novo formato resolve os casos em que os diálogos ficavam inaudíveis ao serem reproduzidos nos alto-falantes de celulares.

Continua após a publicidade

Em situações ideais de conexão, o codec oferece o que a Netflix descreve como qualidade de áudio de estúdio. Mas claro que a percepção do usuário final dependerá da qualidade das caixas em que os sons serão reproduzidos.

Mesmo assim, a empresa revelou que, com o novo formato, os assinantes alternaram dos alto-falantes para fones de ouvido 7 a 16% menos, o que ela descreve como um indício de melhor qualidade sonora — segundo a gigante do streaming, os usuários tendem a plugar seus fones quando o áudio está abaixo do ideal.

Continua após a publicidade

Com a codificação no novo formato, a empresa espera padronizar o volume do áudio das milhares de produções do acervo, especialmente os diálogos. Com isso, uma vez ajustado o volume do dispositivo, a empresa acredita que o usuário não precisará alterar a opção mesmo ao iniciar outro tipo de conteúdo.

Segundo a Netflix, a novidade está disponível de forma automática na versão atualizada do app para Android, em celulares com a versão 9 ou superior do sistema instalada. Para conferir uma análise técnica do novo codec xHE-AAC, basta acessar a publicação completa no blog da empresa.

Fonte: Netflix