'Na Rua Globonews': público pode enviar pautas colaborativas através do app

Por Andressa Neves

A conectividade tem permitido que cada vez mais o público tenha voz ativa e, pensando em proporcionar um jornalismo colaborativo, a Globo lançou um aplicativo que permite que a população produza conteúdos relevantes a partir de pautas e furos de reportagem. Batizado de "Na Rua GloboNews", o app reúne uma série de ferramentas que facilitam o envio de informações, que posteriormente são publicadas e divulgadas no site oficial e nos telejornais da emissora.

O ponto mais interessante da plataforma é que o público tem participado com uma série de questões importantes, facilitando o compartilhamento do conteúdo e trazendo à tona assuntos relevantes do cotidiano brasileiro. Entre as matérias publicadas, aparecem iniciativas populares de combate à homofobia em Recife, ocupações estudantis e iniciativas culturais no Rio de Janeiro, além de denúncias de casos de violência.

Na Rua Globonews

A ideia é que qualquer pessoa que esteja presenciando algum acontecimento possa registrar e atuar como repórter, fornecendo dados e imagens à redação da GloboNews, que fica responsável pela edição e transmissão da pauta enviada pelo usuário do aplicativo. Um ponto importante é que tudo isso pode ser feito dentro da plataforma de maneira bastante intuitiva, não havendo necessidade de conhecimentos específicos para participar.

Para começar a utilizar o aplicativo, basta fazer o download na App Store ou na Google Play e posteriormente preencher um cadastro simples. É possível ter as informações preenchidas diretamente pela conta do Facebook ou responder às questões manualmente.

Na Rua Globonews

Após o cadastro, algumas opções para o envio da reportagem aparecem na tela do smartphone. Dentre as possibilidades estão o envio dos acontecimentos por vídeos de até dois minutos, áudios com limite de cinco minutos, fotografias ou até mesmo por uma descrição escrita dos fatos, conforme a preferência do usuário.

Ao selecionar a opção desejada, é possível gravar, no caso de filmagens, por exemplo, o fato em tempo real. Assim, ao término do vídeo basta escolher um título, descrever brevemente o que está acontecendo e selecionar o endereço onde ocorreu a notícia diretamente no mapa disponível na própria tela.

Na Rua Globonews

Para que o Na Rua GloboNews seja executado com melhor desempenho, é necessário ativar as notificações por push e geolocalização do smartphone. Além disso, vale ressaltar que o aplicativo roda somente em dispositivos com iOS 8.0 ou posterior ou em aparelhos Android 4.1 ou superior.

Gostou da novidade ou já enviou alguma notícia pelo aplicativo? Conte para a gente nos comentários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.