Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Modo Leitor" do Chrome para PC some após atualização

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Maio de 2022 às 07h30

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

Na versão 101 do Chrome lançada recentemente, o “Modo Leitor” desapareceu. Relatos de usuários compartilhados pela web relatam o sumiço do recurso experimental até mesmo do menu chrome://flags, em que era normalmente habilitada.

Até agora, não se sabe o motivo que fez o Google retirar a função da versão estável do navegador. Contudo, em testes, o Canaltech conseguiu encontrar o modo otimizado para leitura na distribuição Canary do navegador, instalada na versão 103 (ainda escondida no menu chrome://flags), e no app para celular.

Continua após a publicidade

O “Modo Leitor” do Chrome apresenta uma versão simplificada da página para minimizar distrações durante a leitura de um artigo online. O recurso remove publicidade e conteúdos animados do site, além de permitir alterar a fonte (estilo e tamanho) e a cor de fundo.

Modo Leitor removido?

Por se tratar de uma função bastante antiga e apreciada pela comunidade, é difícil que a remoção tenha sido definitiva (a presença da função no app para celular e na versão Canary reforçam essa suspeita). Ainda assim, a remoção do Chrome estável causou estranhamento nos usuários que, cientes de que o recurso não está disponível, podem preferir não atualizar para a compilação mais recente.

Além disso, esse mesmo recurso também é conhecido e utilizado por usuários do Microsoft Edge, construído sobre o código do Chromium (motor de código aberto do Google) e um dos mais fortes concorrentes do segmento. Estrategicamente, não seria interessante permitir que o adversário tivesse função tão básica de forma exclusiva, considerando que a estrutura para ela já está contida no navegador.

Continua após a publicidade

O Canaltech entrou em contato com o Google para buscar mais informações acerca do sumiço do Modo Leitor, porém não obteve resposta até o momento da publicação desta matéria. O texto será atualizado assim que mais detalhes estiverem disponíveis.