Publicidade

Microsoft explica o que muda no desenvolvimento de apps para o Surface Duo e Neo

Por| 26 de Novembro de 2019 às 09h19

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Surface Duo

Nesta segunda-feira (25), a Microsoft explicou em seu blog oficial como funcionará o desenvolvimento de aplicações para aparelhos de duas telas, mostrando o que os desenvolvedores poderão fazer para que sites e aplicativos funcionem em ambientes de tela dupla e os canais que essas pessoas podem contatar caso queiram ser uns dos primeiros a desenvolver aplicações para este tipo de aparelho.

O objetivo é preparar o mercado para o lançamento do Surface Duo e do Surface Neo, dois novos aparelhos da Microsoft que introduzirão algo relativamente novo no mercado: um aparelho dobrável que é composto por duas telas distintas, ao invés de uma única que pode ser dobrada, como a do Galaxy Fold ou a do Huawei Mate X.

Por ter um funcionamento diferente, muitos desenvolvedores poderiam pensar que precisariam reprogramar todos os seus aplicativos para que eles funcionem nesse novo tipo de aparelho dobrável, e esse receio é o principal ponto levantado pela postagem. De acordo com a Microsoft, o objetivo é fazer com que todos os aplicativos e websites que já existem hoje possam facilmente se adaptar às duas telas de seus novos aparelhos.

Continua após a publicidade

Isso porque os desenvolvedores que trabalham com aplicação para dispositivos Windows 10X poderão continuar utilizando as mesmas ferramentas que já usam, como a UWP e a Win32, para desenvolver programas para o Surface Duo e o Surface Neo, enquanto os aplicativos Android funcionarão normalmente operando em apenas uma das telas dos aparelhos.

Os novos aparelhos da Microsoft oferecem toda uma nova gama de aplicações para os desenvolvedores pelo fato de suas duas telas trabalharem de forma individual, o que permite que os desenvolvedores mostrem informações diferentes de seus apps e sites em cada uma delas — algo bem parecido com o que já acontece com os jogos desenvolvidos para o 3DS da Nintendo.

Por enquanto, o desenvolvimento de aplicações exclusivas para uso em duas telas ainda está nos estágios iniciais, mas se você é um desenvolvedor e quer participar deste processo, é só entrar em contato com a Microsoft pelo e-mail dualscreendev@microsoft.com.

Fonte: Microsoft