Microsoft Edge melhora compartilhamento de páginas entre dispositivos

Microsoft Edge melhora compartilhamento de páginas entre dispositivos

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Junho de 2021 às 18h35
Rubens Eishima/Canaltech

O Edge, desde que passou a ser construído sobre o motor Chromium, do Google, aproveita as capacidades do seu principal rival no segmento de browsers. Curiosamente, a mesma melhoria na sincronização de guias entre dispositivos encontrada nesta segunda-feira (21) no Chrome Canary 93 também foi implementada no navegador da Microsoft — que assume a dianteira e o coloca direto na versão final do app.

Com ela, o envio de guias se desprendeu da seção de notificações do SO nativo para tomar espaço direto do navegador, em um local de fácil visualização. No PC, o recurso tomou forma de um botão na barra de endereços. Para experimentá-lo, basta acessar qualquer página diferente da inicial, clicar no novo ícone e enviar para o dispositivo desejado. O processo inverso também acontece, mas no celular é necessário estar na versão instável Edge Canary.

Botão parecido com um notebook e celular representa a função de "Enviar guia" no PC (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Testar no Android e no iOS requer passos semelhantes: acesse qualquer página e abra o menu da barra inferior, selecione a opção “Enviar para dispositivos” e escolha onde continuar o acesso. A versão estável tem uma ferramenta parecida, mas que assume o nome “Continuar no computador” — porém, na prática, funciona da mesma maneira.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Essa pode não ter sido uma grande adição para você, mas quem utiliza esse recurso com frequência deve adorar a novidade. Ter acesso simplificado às guias compartilhadas entre dispositivos poupa o usuário de navegar na seção nativa de notificações para ir direto ao ponto no navegador. É só abrir o browser e ter a guia pronta para ser reaberta no dispositivo desejado, sem muitos cliques.

Função adicionada no menu de contexto poupa o acesso na página desejada (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Além disso, outro atalho também foi adicionado ao menu de contexto do navegador. Quando você clica sobre um link com o botão direito do mouse, o navegador disponibilizará a opção “Enviar link para [dispositivo]”, que varia de acordo com o destino. Assim, o usuário não precisa entrar na página em questão para tê-la compartilhada com o celular.

Segundo o site Windows Latest, a novidade está chegando gradativamente aos usuários da versão final do Edge. Para aumentar suas chances de receber a novidade, é bom estar com as atualizações do Edge em dia. Para verificar em que versão está, abra o menu do canto superior direito, entre em "Ajuda e Comentários" e acesse a página "Sobre o Edge". O navegador deve procurar e baixar uma atualização automaticamente, então basta aguardar e reiniciar o programa logo em seguida.

Fonte: Windows Latest

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.