Publicidade

Login via ligação do WhatsApp deve chegar em breve à fase beta

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2021 às 11h20

Link copiado!

Oleg Magni/Pexels
Oleg Magni/Pexels
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp continua o desenvolvimento da ligação com detecção automática para verificar o cadastro de um novo aparelho. Exclusivamente no Android (ao menos por enquanto), a plataforma utilizaria o registro de chamadas para verificar o recebimento e daria sequência ao login, sem depender do fornecimento de códigos de autenticação.

Trata-se de mais uma alternativa para verificação do número da linha telefônica ao realizar o login em um novo dispositivo. Atualmente, os métodos existentes dependem do fornecimento de um código numérico de seis dígitos informado por ligação telefônica automatizada ou por SMS.

A nova solução, por sua vez, precisa da permissão para verificar os registros de chamada, cujo acesso está disponível somente no Android (o que justifica a ausência da novidade no iOS). Se selecionada, o WhatsApp fará uma ligação rápida e, logo em seguida, varrerá o histórico de chamadas para encontrar o contato. Se confirmar o recebimento da chamada, dará sequência ao processo de login.

Continua após a publicidade

O método é significativamente mais seguro que o fornecimento do código de seis dígitos, já que é mais complicado interceptar uma ligação telefônica do que persuadir usuários a dar o código através de mensagens falsas. Ainda assim, a ferramenta não substituirá a autenticação padrão, já que depende da autorização para acessar o histórico de chamadas (algo que pode não agradar os mais preocupados com privacidade) e é exclusivo do Android.

Entretanto, a permissão para acessar o registro de chamadas não deve ser utilizada em outro momento senão durante a autenticação. Portanto, se isso for motivo de preocupação, é possível revogar a autorização a qualquer momento após o cadastro a partir das configurações do Android.

O login por ligação automática ainda está em desenvolvimento, segundo o site WABetaInfo, e não está disponível nem mesmo para a versão beta do WhatsApp. Não há previsão para lançamento na distribuição final do mensageiro, mas é provável que o recurso passe por um período de testes antes de alcançar o público geral.

Continua após a publicidade

Fonte: WABetaInfo