Publicidade

Justiça determina desbloqueio imediato do WhatsApp no Brasil

Por| 17 de Dezembro de 2015 às 13h02

Link copiado!

Justiça determina desbloqueio imediato do WhatsApp no Brasil
Justiça determina desbloqueio imediato do WhatsApp no Brasil
Tudo sobre WhatsApp

Essa foi rápida. Menos de um dia após ser bloqueado em todo o Brasil, o WhatsApp deve voltar a funcionar para todos os usuários no decorrer desta quinta-feira (17). Isso porque uma decisão da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça determinou o restabelecimento do aplicativo de mensagens.

De acordo com a decisão do desembargador Xavier de Souza, "em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa" em fornecer informações à Justiça.

Em uma nota publicada no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, Souza ainda afirma que "é possível, sempre respeitada a convicção da autoridade apontada como coatora, a elevação do valor da multa a patamar suficiente para inibir eventual resistência da impetrante".

Nos nossos testes, o WhatsApp já funciona normalmente, e sem VPN. Enviamos e recebemos mensagens sem atraso, o que significa que é só questão de tempo até que todos os usuários consigam voltar a utilizar o app sem problemas.

Continua após a publicidade

Entenda o caso

Na noite da última quarta-feira (16), os internautas foram pegos de surpresa com a notícia de que as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil foram intimadas pela Justiça a bloquear o acesso ao WhatsApp em todo o território nacional. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal, o SindiTelebrasil, que representa as operadoras Vivo, Claro, TIM, Oi, Sercomtel e Algar, a suspensão teria início à 0h desta quinta-feira (17) e duraria 48 horas.

A decisão de bloquear o app partiu da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo e corre em segredo de justiça em uma ação criminal. O motivo para suspender a ferramenta foi porque a empresa não colaborou em uma investigação que necessitava da quebra do sigilo de mensagens trocadas por pessoas suspeitas de estarem ligadas ao crime internacional e tráfico de drogas.

Continua após a publicidade

O processo que causou o bloqueio investiga um homem preso pela Polícia Civil de São Paulo em 2013, acusado de latrocínio, tráfico de drogas e associação ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele teria sido solto pelo Supremo Tribunal Federal, graças a um Habeas Corpus, em novembro deste ano.

Na ocasião, o WhatsApp foi notificado no dia 23 de julho de 2015, mas não atendeu a determinação judicial. Em 7 de agosto de 2015, a companhia foi novamente notificada, sendo fixada multa em caso de não cumprimento. De acordo com um comunicado do Tribunal de Justiça, "como a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da Internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques".

Especialistas criticam o bloqueio

Continua após a publicidade

Para muitos especialistas que têm acompanhado o caso, a decisão da Justiça em suspender a plataforma de mensagens em todo o país foi exagerada. Rafael Zanatta, pesquisador em telecomunicações do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), alega que bloquear apps como o WhatsApp representa uma violação ao Marco Civil. Enquanto isso, Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da ProTeste, diz que calar o WhatsApp é ilegal.

Ainda na noite desta quarta-feira, a Oi conseguiu um Habeas Corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo para tentar suspender a decisão que acarretou no bloqueio do mensageiro instantâneo mais usado no país. Para o presidente da operadora, Bayard de Paoli Gontijo, ao optar pela solução mais grave possível, a juíza atingiu toda a base de clientes das operadoras, "quando há outros meios de fazer cumprir uma ordem judicial".

Jan Koum, CEO do WhatsApp, disse que "é triste ver o Brasil se isolar do resto do mundo", e Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, comentou estar "chocado" pela "decisão extrema de um único juiz". Os dois executivos incentivaram os brasileiros a cobrar mais explicações do governo, que por sua vez, deve "refletir a vontade do povo".

Continua após a publicidade

A internet não perdoa

#Nessas48HorasEuVou lembrar do quanto amo o MSN pic.twitter.com/EBNiBYKboR — lau (@ShootDallas) December 17, 2015

É claro que a suspensão de um serviço usado por milhões de brasileiros não ia passar despercebida na web. Nas redes sociais, usuários do Facebook e Twitter criaram mais uma vez memes hilários sobre a indisponibilidade da plataforma. Desde a manhã desta quinta-feira, a hashtag "#Nessas48HorasEuVou", na qual os internautas comentam o que pretendiam fazer nesses dois dias em que o app ficaria sem funcionar, aparece nos Trending Topics mundiais.

Até o Spotify entrou na brincadeira e lançou uma playlist com mais de 700 músicas que fazem referência a telefone, SMS e sofrimento pela falta — agora momentânea — do WhatsApp.

Continua após a publicidade

Com informações do G1,

O Globo

, Veja