Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 48 horas

Por| 16 de Dezembro de 2015 às 18h51

Link copiado!

Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 48 horas
Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 48 horas
Tudo sobre WhatsApp

Nesta quarta-feira (16), a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo emitiu uma medida cautelar determinando o bloqueio do aplicativo WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas. As operadoras de telefonia celular receberam a determinação judicial, que passa a valer a partir de 0h desta quinta-feira (17), e já disseram que vão cumpri-la.

"A decisão foi proferida em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. Isso porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, sendo fixada multa em caso de não cumprimento. Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques", diz o texto oficial do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Mas vale lembrar que esta não é a primeira vez que uma determinação do tipo é emitida. No último caso, ocorrido no Piauí, a decisão foi suspensa antes de ser colocada em prática, portanto, ainda há esperança de que a decisão seja embargada.

Há algum tempo o WhatsApp se prepara para enfrentar bloqueios de operadoras, que alegam que o governo deve regulamentar o serviço do aplicativo visto pelas empresas como uma "operadora pirata". A polêmica sobre o serviço de chamadas por voz do WhatsApp em diversos países é o que tem levado as operadoras a se posicionarem contra o aplicativo.

Continua após a publicidade

Com informações da Folha de S.Paulo e Tribunal de Justiça de São Paulo