Publicidade

iOS 14 agora conta com widget do Gmail

Por| 19 de Novembro de 2020 às 11h50

Link copiado!

Reprodução: Kon Karampelas/Unsplash
Reprodução: Kon Karampelas/Unsplash

O aplicativo do Gmail para iPhone agora inclui um widget para a tela de início do iOS 14. A opção aproveita o recurso disponibilizado na última versão do sistema operacional da Apple, oferecendo atalhos para busca, criação de uma nova mensagem, além de um contador de e-mails não lidos.

As notas de versão do aplicativo na App Store brasileira não informam da novidade, citando apenas a mensagem genérica “Correção de bugs e melhorias no desempenho”. Já na loja em inglês, o Google descreveu o novo recurso:

Agora, você pode facilmente controlar seus e-mails adicionando o widget do Gmail à tela inicial.
Continua após a publicidade

Diferentemente da opção no sistema Android, o widget do Gmail no iOS não exibe uma prévia das mensagens recebidas. Com o formato “médio” — ou seja, ocupando a área equivalente a quatro ícones de largura e dois de altura —, o elemento não pode ser personalizado, oferecendo apenas os três atalhos descritos.

Limitações

Assim como o widget do Spotify, o recurso do Gmail expõe uma diferença entre as abordagens do Google e da Apple. Enquanto os desenvolvedores têm liberdade para utilizar livremente a ferramenta no sistema Android, o iOS impõe uma série de restrições.

Continua após a publicidade

Controles interativos não são permitidos, pelo menos por enquanto, o que impede a exibição de uma lista de mensagens com muitos itens. No caso do serviço de streaming de músicas, o widget basicamente mostra uma lista de músicas e playlists recentes, sem os botões de controle encontrados no Android.

O aplicativo do Gmail pode ser baixado na App Store, em versões tanto para iPhones quanto para iPads.

Fonte: iMore