Publicidade

Instagram testa recurso para que usuários compartilhem fotos na aba Coleção

Por| 25 de Fevereiro de 2019 às 16h56

Link copiado!

Instagram testa recurso para que usuários compartilhem fotos na aba Coleção
Instagram testa recurso para que usuários compartilhem fotos na aba Coleção
Tudo sobre Instagram

O Instagram está planejando atacar o domínio do Pinterest como plataforma para a busca de imagens – assim como fez com o Snapchat. A rede social começou a testar um novo recurso para a aba Coleção que permitirá a criação de uma pasta pública para que usuários possam compartilhar e incluir imagens.

Há dois anos, a empresa lançou a ferramenta Coleção, mas no modo privado. É possível salvar suas fotos favoritas, organizá-las em diferentes pastas e acessá-las mais tarde. O teste foi descoberto pela especialista em engenharia Jane Manchun Wong. Ela conta que encontrou o recurso no código do Instagram para Android.

O recurso tem potencial para dar certo: os usuários poderiam usá-lo para agrupar seus memes favoritos, destinos de viagem e itens de moda. Isso também poderia reduzir o apropriamento indevido de conteúdo – as pessoas conseguiriam se expressar sem precisar de uma captura de foto, por exemplo.

Continua após a publicidade

Como mostra a imagem, o novo recurso do Instagram deixará que os usuários escolham se sua coleção será pública ou não. Há também a opção de marcar contribuidores, que podem incluir imagens à pasta.

A notícia chega poucos dias depois que o Pinterest preenchou um relatório para fazer sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A expectativa é de que a empresa seja avaliada em US$ 12 bilhões na bolsa.

Vale a pena relembrar que o Instagram lançou o stories apenas seis meses depois que o Snapchat fez seu IPO. Isso acabou reduzindo o crescimento do aplicativo em 88%. Dois anos depois, o Snapchat enfrenta dificuldades para crescer e suas ações não são negociadas a nem um terço do que foram no auge.

O mesmo pode acontecer com o Pinterest: com 1 bilhão de usuários mensais e 500 milhões de usuários diários, o Instagram é quatro vezes maior que a plataforma online.

Continua após a publicidade

Ao TechCrunch, o Instagram negou os testes. O site ressalta que esta é uma resposta padrão para questionamentos de imprensa sobre produtos que não estão disponíveis para o público geral, mas que estão em desenvolvimento interno.

Por enquanto, nada no código do Instagram indica que os usuários poderão seguir coleções de outras pessoas. Mas parece um passo natural: a rede social já permite que pessoas sigam hashtags.

Outra novidade que o Instagram pode apresentar aos usuários é a possibilidade de assistir ao IGTV enquanto navega pelo resto do seu smartphone. A descoberta também foi feita por Jane.

O Instagram está disponível para usuários do Android, mas também do iOS.

Continua após a publicidade

Fonte: TechCrunch e The Wall Street Journal