Inglaterra aprova projeto que permite bancos funcionarem apenas por aplicativo

Por Redação | 26 de Junho de 2015 às 09h40

A tecnologia vem melhorando variados aspectos de diversos setores do mercado, até mesmo no bancário. Alguns bancos já estão se adaptando ao modelo sem agências, trabalhando em projetos para operar apenas através de aplicativos de celular.

Chamados de "smartbanks" ou "mobile first banks", estes bancos precisam de uma licença das autoridades locais para operarem. E uma das empresas que já conseguiram isso foi o Atom Bank, da Inglaterra.

O banco inglês não terá agências e muito menos usará papel em suas operações. Todos os procedimentos bancários, inclusive a abertura de contas, serão feitos no aplicativo móvel. Em relação à segurança, o Atom Bank afirma que vai utilizar a biometria para o acesso dos usuários às suas contas.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outro aspecto positivo dessa forma de operar é que as tarifas bancárias também devem ser reduzidas, já que o banco não terá custo com funcionários em agências físicas e nem os custos para mantê-las funcionando.

Os aportes recebidos pelo Atom Bank totalizam em 25 milhões de libras esterlinas. Atualmente, eles contam com um pouco mais de 100 funcionários nada sede em Durham, cidade localizada no norte da Inglaterra, e até o lançamento da novidade mais 60 pessoas devem ser contratadas.

O Atom Bank não é o primeiro na Inglaterra a receber essa licença. Os bancos Mondo e Starling também estão com projetos em andamento e, se tudo ocorrer como o esperado, o país será o primeiro a aderir com sucesso a esse conceito.

Fonte: Mobile Time

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.