Icônico BlackBerry Messenger será desativado em maio

Por Rafael Rodrigues da Silva | 19 de Abril de 2019 às 21h30
Tudo sobre

BlackBerry

Saiba tudo sobre BlackBerry

Ver mais

Depois de três anos com domínio sobre a marca, a Emtek anunciou a morte do BlackBerry Messenger (BBM). A revelação foi feita em uma postagem no site da companhia na última quinta-feira (18), revelando que o aplicativo será finalizado no dia 31 de maio.

Apesar da triste notícia, os fãs do app poderão migrar para uma versão melhor do aplicativo: isso porque, no mesmo dia que a Emtek anunciou o fim do BBM, a BlackBerry anunciou que o BlackBerry Messenger Enterprise (BBMe) será liberado para qualquer tipo de usuário, e não apenas mais para o público corporativo. O aplicativo já está disponível para dispositivos iOS e Android, e possui um período de utilização gratuita de um ano, sendo necessário após esse tempo pagar US$ 2,50 por uma licença de seis meses.

Ainda que tecnicamente diferente, em termos práticos o BBMe é basicamente o mesmo aplicativo que o BBM, possuindo todas as mesmas ferramentas e funções. A principal melhoria é no quesito de segurança: enquanto o BBM não possui nenhum tipo de encriptação nas mensagens, o BBMe utiliza a criptografia de ponta-a-ponta em todos os envios.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Não se sabe exatamente quantos consumidores serão afetados pelo fim do aplicativo, que em um mundo pré-iPhone já chegou a ser um símbolo de status, mas acabou perdendo a abrangência com a chegada de aplicativos como WhatsApp e Telegram. Apesar disso, uma pesquisa de 2016 chegou a indicar que ainda existiam 90 milhões de usuários do app no mundo todo, e que no mesmo ano ele havia sido o aplicativo de mensagens mais utilizado na Indonésia — principal motivo pela Emtek ter comprado os direitos sobre ele no mesmo ano. O sucesso do app já foi tão grande que em 2011 a cantora Lana Del Rey compôs uma música dedicada à ele, chamada BBM Baby, canção que nunca foi lançada oficialmente, mas que teve uma versão final altamente produzida e “vazada” no dia 25 de dezembro de 2016.

Fonte: Gizmodo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.