Publicidade

Icônico BlackBerry Messenger será desativado em maio

Por| 19 de Abril de 2019 às 21h30

Link copiado!

Icônico BlackBerry Messenger será desativado em maio
Icônico BlackBerry Messenger será desativado em maio
Tudo sobre BlackBerry

Depois de três anos com domínio sobre a marca, a Emtek anunciou a morte do BlackBerry Messenger (BBM). A revelação foi feita em uma postagem no site da companhia na última quinta-feira (18), revelando que o aplicativo será finalizado no dia 31 de maio.

Apesar da triste notícia, os fãs do app poderão migrar para uma versão melhor do aplicativo: isso porque, no mesmo dia que a Emtek anunciou o fim do BBM, a BlackBerry anunciou que o BlackBerry Messenger Enterprise (BBMe) será liberado para qualquer tipo de usuário, e não apenas mais para o público corporativo. O aplicativo já está disponível para dispositivos iOS e Android, e possui um período de utilização gratuita de um ano, sendo necessário após esse tempo pagar US$ 2,50 por uma licença de seis meses.

Ainda que tecnicamente diferente, em termos práticos o BBMe é basicamente o mesmo aplicativo que o BBM, possuindo todas as mesmas ferramentas e funções. A principal melhoria é no quesito de segurança: enquanto o BBM não possui nenhum tipo de encriptação nas mensagens, o BBMe utiliza a criptografia de ponta-a-ponta em todos os envios.

Não se sabe exatamente quantos consumidores serão afetados pelo fim do aplicativo, que em um mundo pré-iPhone já chegou a ser um símbolo de status, mas acabou perdendo a abrangência com a chegada de aplicativos como WhatsApp e Telegram. Apesar disso, uma pesquisa de 2016 chegou a indicar que ainda existiam 90 milhões de usuários do app no mundo todo, e que no mesmo ano ele havia sido o aplicativo de mensagens mais utilizado na Indonésia — principal motivo pela Emtek ter comprado os direitos sobre ele no mesmo ano. O sucesso do app já foi tão grande que em 2011 a cantora Lana Del Rey compôs uma música dedicada à ele, chamada BBM Baby, canção que nunca foi lançada oficialmente, mas que teve uma versão final altamente produzida e “vazada” no dia 25 de dezembro de 2016.

Continua após a publicidade

Fonte: Gizmodo