Publicidade

Hackers derrubam sites do governo do Sergipe após bloqueio do WhatsApp no Brasil

Por| 02 de Maio de 2016 às 17h44

Link copiado!

Hackers derrubam sites do governo do Sergipe após bloqueio do WhatsApp no Brasil
Hackers derrubam sites do governo do Sergipe após bloqueio do WhatsApp no Brasil
Tudo sobre WhatsApp

Não deu outra: o assunto desta segunda-feira (2) é o bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil, que ficará inacessível no país pelos próximos três dias. Agora, a decisão começa a gerar suas primeiras consequências, e uma delas atinge sites do governo do Sergipe, que foram retirados do ar por hackers do grupo Anonymous.

Segundo as páginas do Anonymous Brasil no Facebook e no Twitter, o grupo derrubou os sites do Tribunal de Justiça de Sergipe (tjse.jus.br), da Justiça Federal de Sergipe (jfse.jus.br) e do governo do Estado (se.gov.br). A página da Justiça Federal voltou ao ar por volta de 16h25, mas até o fechamento desta notícia, os outros dois endereços ainda não estão disponíveis.

Os hackers também confirmaram terem retirado do ar o site da cidade de Lagarto (lagarto.se.gov.br), município do juiz Marcel Montalvão, que autorizou o bloqueio do aplicativo de mensagens que pertence ao Facebook.

Para identificar a represália, o Anonymous utiliza a hashtag #OpStopBlocking, que já tem sido amplamente divulgada por outros usuários no Twitter.

Continua após a publicidade

Entenda o caso

A Justiça de Sergipe determinou o bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil por 72 horas. A decisão foi tomada pelo juiz Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), em 26 de abril, e prevê a suspensão dos serviços do aplicativo, que ainda pode ser baixado, mas não é possível autenticar o número de celular do usuário. Quando tenta utilizar o app, o usuário visualiza um aviso de que a ferramenta não consegue se conectar à internet.

Montalvão é o mesmo juiz que determinou a prisão do vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, em março deste ano. Por sinal, o processo que levou à prisão do executivo é o mesmo usado no bloqueio temporário do aplicativo no país, pois, segundo a Justiça do Sergipe, o Facebook não tem atendido a determinações judiciais sobre a quebra de sigilo de mensagens trocads pelo app por pessoas investigadas por tráfico de drogas.

Continua após a publicidade

Em comunicado oficial, o WhatsApp se mostrou desapontado com a decisão do juiz porque, mesmo após cooperar com os tribunais brasileiros, teve de ser bloqueado. De acordo com a empresa, a decisão "pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do serviço para se comunicar, administrar seus negócios e muito mais".

Fonte: AnonOpsBrazil (Facebook), AnonH4 (Twitter)