Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo indiano ameaça banir WhatsApp se fake news continuarem no aplicativo

Por| 21 de Setembro de 2018 às 21h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre WhatsApp

Eis mais um capítulo da história que mostra a briga entre o governo da Índia e o WhatsApp: depois de pedir, em julho, que os responsáveis pelo mensageiro controlassem a disseminação de notícias falsas, o WhatsApp informou em agosto que criaria uma equipe indiana especialmente dedicada a essa tarefa. Contudo, o problema continua grave no país e, agora, o governo indiano está ameaçando banir o aplicativo caso as notícias falsas continuem sendo compartilhadas por ali.

Não é como se o WhatsApp estivesse de braços cruzados, na verdade: novidades foram implementadas com a finalidade de frear a disseminação de fake news, como, por exemplo, a restrição de compartilhar mensagens a somente cinco de seus contatos por vez. Contudo, o governo indiano não está satisfeito com essas investidas, exigindo que o WhatsApp informe a origem das notícias falsas para que possa tomar as medidas necessárias.

Só que o WhatsApp se recusa a fazê-lo — e por razões óbvias relacionadas à criptografia e privacidade dos usuários. Rastrear a origem de uma mensagem significa justamente quebrar essa segurança, e o governo do país disse que o WhatsApp é livre para fornecer outra solução técnica que não anule suas políticas internas, mas que permita ao governo tal rastreamento.

A Índia é um dos maiores mercados para o mensageiro, de propriedade do Facebook. Ou seja: caso a questão não seja resolvida em bons termos entre o WhatsApp e o governo indiano, o mensageiro pode ser bloqueado no país e, com isso, sua imensa base de usuários acabaria migrando para a concorrência, como Telegram e WeChat, impactando (e muito) na quantidade de usuários ativos globalmente e, consequentemente, reduzindo receitas da companhia.

Continua após a publicidade

Fonte: India Times