Google usa IA para catalogar 6,5 milhões de fotos da revista Life

Por Wagner Wakka | 08 de Março de 2018 às 08h41
Captura
Tudo sobre

Google

A Google anunciou nesta quarta-feira (07) uma nova empreitada em inteligência artificial e reconhecimento de imagem. Chamado de Life Tags, a empresa vai usar sua tecnologia para catalogar um arquivo de mais de 6,5 milhões de fotos da revista Life.

O periódico fundado em 1883 era conhecido por trazer informações sobre estilo de vida e em 1936 ganhou o status de revista de fotojornalismo, com um dos acervos mais icônicos do século passado. A revista fechou em 2000 com problemas financeiros.

No site, é possível fazer busca por itens simples como nomes de carros, personalidades e fatos históricos - ainda apenas em inglês. O site também mostra uma divisão de palavras-chave em ordem alfabética.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como o projeto ainda está em fase de análise, a busca por alguns termos pode não ser muito precisa e o carregamento das páginas pode demorar.

Junto do Life Tags, a Google também lançou uma plataforma web para mostrar ao usuário obras de arte que têm a mesma paleta de cores de uma pessoa. Chamado de Art Palette, o web app analisa as tonalidades da foto enviada pelo usuário e mostra uma gama de esculturas, quadros e texturas com a mesma paleta de cores. Para quem gosta de brincar com tonalidades, ou mesmo organizar as fotos por cores no Instagram, pode ser uma boa brincadeira.

Ambas plataformas já estão disponíveis gratuitamente na internet.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.