Publicidade

Google tradutor passa a mostrar resultados variados em gênero

Por| 06 de Dezembro de 2018 às 23h00

Link copiado!

Google tradutor passa a mostrar resultados variados em gênero
Google tradutor passa a mostrar resultados variados em gênero
Tudo sobre Google

Um dos problemas para tradução é que nem sempre uma língua diferente tem variações de gênero para uma palavra. Por exemplo, a palavra “teacher”, em inglês, pode ser traduzida tanto como “professor” quanto “professora”. Se antes o Google Tradutor apresentava tudo no masculino, agora a plataforma foi atualizada e apresenta as duas possibilidades indicando cada gênero.

Segundo post da Google, a proposta é retirar este “gender bias”, ou seja, a tendência em considerar apenas o gênero masculino na língua. Até mesmo em frases que possuem outras palavras variável em gênero, como artigos, pronomes e adjetivos, devem passar a ser apresentadas como opções de gênero variável. Assim, na tradução de expressões, a plataforma deve começar a informar gênero também.

“Em algumas línguas, podem ser obtidas traduções que distinguem o gênero masculino ou feminino de palavras e frases neutras. Nestes casos, a mensagem ‘As traduções distinguem por gênero’ aparecerá em ambas as traduções”, explica o post oficial da Google.

Continua após a publicidade

Ainda, para evitar ainda hierarquia na apresentação das variantes, a empresa informa que tradução vai ser exibida em ordem alfabética. Ou seja, a palavra “professora” deve aparecer antes de “professor” exatamente por conta o “a” no final da frase.

Tal detalhe mostra a preocupação de designar informações igualitárias em gêneros para as palavras. É importante salientar que cada língua tem suas particularidades como designação de gênero e é importante que plataformas respeitem tais variações.

A empresa informa que esta representação de gênero duplo ainda não está disponível para todas as traduções e línguas. Pelos testes do Canaltech, em português, apenas as palavras soltas são apresentadas em variações de gênero, não as expressões ainda. Novas possibilidades de tradução estão sendo adicionadas aos poucos.

Fonte: Google Tradutor