Publicidade

Google sinalizou vulnerabilidades em 1 milhão de apps nos últimos cinco anos

Por| 28 de Fevereiro de 2019 às 19h55

Link copiado!

Google sinalizou vulnerabilidades em 1 milhão de apps nos últimos cinco anos
Google sinalizou vulnerabilidades em 1 milhão de apps nos últimos cinco anos
Tudo sobre Google

A Google analisa todos os aplicativos disponíveis na Play Store para garantir a segurança dos usuários e identificar vulnerabilidades de segurança. Nos últimos cinco anos, a iniciativa alertou 300 mil desenvolvedores sobre problemas, possibilitando a correção de mais de 1 milhão de apps para Android.

Nesta quinta-feira (28), a gigante anunciou que quer melhorar ainda mais o Programa de Melhoria de Segurança de Aplicativos, incluindo mais verificações de segurança para identificar uma gama maior de problemas. Atualmente, quando desenvolvedores publicam a versão de um aplicativo na Play Console, plataforma de gerenciamento, a Google faz uma verificação automática capaz de identificar "melhorias potenciais de segurança" e fornecer "recomendações para criar aplicativos mais seguros".

Se uma vulnerabilidade é detectada, os desenvolvedores devem resolver o problema antes que o aplicativo seja publicado. Só em 2018, 30 mil desenvolvedores conseguiram corrigir 75 mil problemas.

Continua após a publicidade

A Google também procura por aplicativos perigosos com o Play Protect, serviço que está disponível em mais de 2 bilhões de dispositivos Android, sendo que a plataforma foi ativada por padrão em todos os novos celulares e tablets no ano passado. Assim, os usuários podem receber alertas de segurança quando a Google detecta erros em um aplicativo instalado no smartphone.

O Play Protect fica dentro da Play Store, por sinal. No ano passado, o recurso mostrou o aviso de segurança 100 mil vezes por dia.

Fonte: 9to5Google