Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google se prepara para tornar o Android mais acessível via comandos de voz

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Novembro de 2021 às 17h19

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Acessibilidade é um ponto alto de assistentes virtuais, principalmente para pessoas com mobilidade ou visão debilitada — mas e se o usuário tem problemas de dicção? Na prática, o Google Assistente tem dificuldade em compreender os comandos de voz, contudo, pensando exatamente em solucionar essa questão, o Google trabalha no Project Relate, um novo mecanismo para auxiliar portadores de deficiência na fala.

Trata-se de um “novo aplicativo para Android que visa ajudar as pessoas com deficiência de fala a se comunicarem mais facilmente com as outras pessoas e interagirem com o Google Assistente”, como explicou o Google em anúncio nesta semana. O programa começou a ser desenvolvido em 2018, momento que a empresa notou que o algoritmo de reconhecimento de voz poderia ser aprimorado para lidar com problemas de dicção.

Continua após a publicidade

O Project Relate é construído sobre três funcionalidades básicas:

  • Ouvir: o aplicativo poderá transcrever o discurso do usuário em tempo real, seja para copiar e colar para outros aplicativos ou para ajudar a se comunicar com outras pessoas por escrito;
  • Repetir: usuários poderiam utilizar o aplicativo para repetir o que pretendem dizer com uma voz sintética, mas com mais clareza na mensagem. Algo útil para conversas mais dinâmicas, como atendimentos em balcões.
  • Interações com o Google Assistente: a interpretação aprimorada do aplicativo possibilitaria a interação entre o usuário e o assistente virtual da companhia, ampliando o acesso aos comandos básicos e complexos.

Essa iniciativa pode ser importantíssima tanto para dar mais independência aos portadores de deficiência na fala quanto para facilitar a interação entre pessoas, inclusive para a gerente de marca do Google Aubrie Lee, que tem problemas de dicção. “Comunicação é uma necessidade humana, e eu também acredito que isso é um direito fundamental”, comentou a executiva.

Tecnologia ajudando a formar conexões

Continua após a publicidade

Lee comenta que, ao conhecer pessoas novas, há uma “barreira invisível” entre ela e o novo conhecido criada pela dificuldade na comunicação. Ela acredita que a tecnologia é capaz ajudar a derrubar essa barreira.

“O reconhecimento de voz padrão não funciona bem com pessoas com vozes atípicas por que o algoritmo não é treinado com exemplos semelhantes”, explicou a gerente de produto do Google Julie Cattiau. “Então decidimos criar um aplicativo que poderia ser treinado de forma personalizada nos padrões únicos de discurso de cada indivíduo”, completou.

Atualmente, o Project Relate está em período experimental e busca por voluntários que falam em inglês nos países Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos. Interessados na iniciativa devem manifestar interesse através do formulário oficial.

Fonte: Google