Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google ressuscita emojis clássicos em nova fonte

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2022 às 10h58

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Nesta semana, o Google anunciou a Noto emoji, uma nova fonte monocromática que ressuscita emojis clássicos da empresa. Carregado de personalidade, mas com adaptações evidentes que ressaltam apenas as características mais marcantes de cada figurinha, o novo estilo marca mais um retorno dos tradicionais blobs do ecossistema da gigante, os memoráveis personagens amarelados do teclado virtual.

Segundo o Google, a Noto emoji foi pensada para voltar as expressões digitais às suas origens mais abstratas, ideais para representar ideias ou emoções pouco específicas e complementar o diálogo.

Continua após a publicidade

A Noto emoji é composta por um catálogo simplificado, mas ainda bem familiar, dos tradicionais emojis conhecidos atualmente. Além de mais versátil, a companhia ressalta que as figurinhas também se adaptam com facilidade para o tema escuro, bastante popular em vários apps, sites e nas plataformas Google, e a modificações do texto, como negrito.

Adaptação necessária

Devido ao padrão monocromático, alguns emojis precisaram ser adaptados e ficaram bem distantes da versão original. Exemplo disso são as bandeiras: no catálogo tradicional, as figurinhas são carregadas de cores, formatos e são facilmente identificadas; na versão nova, porém, elas são apenas bandeiras com a sigla do país na frente — ainda são reconhecíveis, mas estão longe de ser tão expressivas.

Continua após a publicidade

A volta dos blobs

Outra adaptação necessária foi aplicada às figurinhas de humanos — e é aí que entram os blobs. A riqueza de detalhes que caracterizavam emojis de profissões, casais ou reações comuns foi substituída por uma versão mais enxuta que, em vez de pessoas, são blobs — aqui, porém, totalmente em preto e branco.

Aos fãs das criaturinhas, a nostalgia é certa. Os blobs foram retirados do ecossistema do Google em 2018 e, no lugar, ficaram as figurinhas mais genéricas. Há poucos meses, porém, os bichinhos reapareceram dentro do Emoji Kitchen, o conhecido “misturador de emojis” — neste caso, coloridos.

Continua após a publicidade

Se você quiser conhecer e adotar o novo estilo de fonte, a Noto emoji está disponível para download no Google Fonts. O formato é de acesso livre e tem suporte ap padrão Unicode 14.

Fonte: Google