Publicidade

Google remove da Play Store apps de famoso desenvolvedor por fraude de anúncios

Por| 26 de Abril de 2019 às 21h30

Link copiado!

Google remove da Play Store apps de famoso desenvolvedor por fraude de anúncios
Google remove da Play Store apps de famoso desenvolvedor por fraude de anúncios
Tudo sobre Google

Depois de descobrir um esquema de fraudes de anúncio, a Google baniu a desenvolvedora DO Global da Play Store. A empresa havia publicado mais de 100 aplicativos na loja virtual. Na manhã desta sexta-feira (26), a Google removeu 46 aplicativos da DO Global, que pertence parcialmente à empresa de tecnologiaBaidu. Os outros apps publicados serão excluídos nos próximos dias.

A fraude foi detectada na semana passada pelo BuzzFeed News. Em reportagem, o site conta como desenvolvedores abusvam de permissões de usuários e chegavam a coletar dados para enviá-los para a China. No caso da DO Global, a desenvolvedora manipulava seus aplicativos para clicarem em anúncios, mesmo quando o app estava fechado. Com isso, a empresa conseguia gerar receita.

De acordo com o BuzzFeed, a DO Global administra seis aplicativos que somam 100 milhões de downloads no Google Play Store. Os aplicativos em questão são Selfie Camera, Total Cleaner, Smart Cooler, RAM Master, AIO Flashlight e Omni Cleaner.

Só o Selfie Camera foi instalado mais de 50 milhões de vezes e mantém uma classificação de 4,5 estrelas após dezenas de milhares de avaliações. Em 2017, a Google o listou como um dos novos aplicativos mais populares no Reino Unido. Os cliques fraudulentos podem drenar a bateria de smartphones e até consumir dados de internet.

Continua após a publicidade

Além de cometer fraudes com anúncios, os aplicativos também ocultavam a conexão com o DO Global. Na Play Store, todos os aplicativos acima (exceto o AIO Flashlight) listam seu desenvolvedor como "Pic Tools Group (Editor de fotos e Colagens)". O movimento é contra a política de desenvolvedores da Google, que não permite "apps ou contas de desenvolvedor que representem qualquer pessoa ou organização".

Embora o DO Global não seja o primeiro desenvolvedor de aplicativos a ser banido da Play Store, é um dos maiores. A Google também removeu a permissão da empresa para comercializar seus produtos por meio do enorme serviço de publicidade móvel da empresa, o AdMob.

Fonte: Engadget e BuzzFeed News