Google Maps vai indicar se um local é acessível para cadeirantes

Por Felipe Demartini | 22 de Maio de 2020 às 12h30
Reprodução/Felipe Demartini
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Google está lançando uma nova ferramenta que deve auxiliar nas pesquisas sobre locais acessíveis para cadeirantes. Um novo ícone disponível no Maps vai indicar quando um estabelecimento ou espaço contar com alternativas de acessibilidade como estacionamento, entradas, assentos ou banheiros preferenciais para cadeirantes.

A novidade funciona a partir de uma opção específica no menu de acessibilidade do aplicativo e também faz com que a recíproca seja verdadeira — locais que não contarem com acessibilidade receberão essa indicação de forma mais direta. O novo recurso deve estar disponível em breve para todos os usuários de Android e iOS, com a primeira leva incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Japão.

De acordo com a empresa, a proposta faz parte de um projeto de crowdsourcing (ou seja, informação fornecida pelos usuários) que deve ganhar ainda mais corpo nos próximos meses, com recursos adicionais para que os usuários possam fazer indicações e inserir informações sobre a acessibilidade dos espaços.

Hoje, segundo o Google, já são mais de 15 milhões de locais com esse tipo de informação em todo o mundo, com a ideia sendo expandir esse total cada vez mais, bem como atualizar rapidamente os dados em caso de reformas e adaptações que levem em conta a acessibilidade.

Na divulgação feita pelo Google, o foco está não apenas nos cadeirantes, mas também em idosos que usam andadores ou pais com crianças em carrinhos — basicamente, qualquer um que esteja dependendo de rodinhas para se locomover. Foi pensando nesse universo que a empresa afirma ter começado esse movimento no Maps já em 2016, com o recurso ganhando, agora, um destaque ainda maior.

Para habilitar a novidade, quando ela estiver disponível, basta acessar as configurações do aplicativo clicando no ícone e depois na opção correspondente. Na opção de acessibilidade, basta ativar o recurso “lugares acessíveis” para que as indicações sobre isso comecem a aparecer nas buscas e também nos locais pelos arredores. Para incluir informações, basta acessar a aba “Sobre” de um estabelecimento e marcar as opções correspondentes.

Fonte: Google Maps

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.