Publicidade

Google Maps testa barra para facilitar acesso locais importantes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Dezembro de 2021 às 15h20

Link copiado!

Google
Google

O Google Maps para PC testa uma forma de listar locais importantes temporariamente, o “Dock to bottom” (“Fixar à base”, em tradução livre). A ferramenta seria usada para montar uma coletânea de lugares interessantes que devem ser comparados de forma rápida, em vez de dedicar uma guia inteira do navegador para cada endereço em análise.

Ao conhecer uma cidade nova, por exemplo, é comum partir para a busca no Google Maps para comparar hotéis, restaurantes, shoppings e outros pontos importantes para decidir a melhor rota de passeios. Normalmente, essa tarefa é feita em várias guias no navegador, já que a plataforma não é tão versátil no PC para buscas mais complexas.

Continua após a publicidade

Locais do Maps mais à mão

Com essa ferramenta flagrada pelo site Search Engine Roudtable, porém, a avaliação fica mais fácil no computador. Quando um lugar encontrado no mapa for interessante, o usuário pode fixá-lo na parte inferior da tela clicando no botão feito para isso. Os itens são catalogados como pequenos cartões e, se selecionados, o mapa vai até o endereço já com os detalhes abertos.

A função é um tanto diferente do "Salvar local" tradicional, já que a novidade visa montar uma lista temporária de endereços, enquanto o outro tem a intenção de servir como atalhos para pesquisas ainda mais recorrentes — como o próprio endereço de casa e local de trabalho. Ao lado de cada cartão, há um ícone de "X" que o retira da lista, algo que reforça a ideia de que é apenas um atalho para buscas rapidinhas.

O recurso ainda carece de polimento e, aparentemente por isso, pouquíssimos usuários têm acesso a ele por enquanto. Não existem pistas de que essa função também será implementada no app para celular, mas como se trata de uma baita melhoria em usabilidade, é provável que seja adaptada para dispositivos portáteis em algum momento.

Continua após a publicidade

Por se tratar de uma novidade incluída na versão web do Google Maps, não existem formas para acelerar sua chegada. Vale fazer uma pesquisa rápida na plataforma para conferir se sua conta foi uma das selecionadas para o período de testes.

Fonte: XDA, Search Engine Roundtable