Publicidade

Google Maps passa a exibir miniaturas tridimensionais de cidades famosas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2022 às 12h38

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google Maps enfim ganhou a função “Visualização Imersiva”, que leva miniaturas tridimensionais de cidades famosas ao serviço de mapas. Apresentada em maio deste ano durante a Google I/O, a Immersive View coloca o usuário sobre uma maquete digital realista de regiões famosas do mundo, incluindo pontos turísticos, em mais de 100 localidades.

As recriações tridimensionais do Google estão disponíveis em grandes cidades, como Londres, São Francisco e Tóquio. Eventualmente, a ferramenta alcançará cidades e locais menos "famosos", tal qual aconteceu com o Street View, por exemplo.

Continua após a publicidade

Além de ser um bom passatempo no app de geolocalização do Google, a visualização imersiva também pode ser um facilitador na hora de conhecer lugares pelos quais vai se passar em futuras viagens. A riqueza de detalhes da maquete digital permite passear pelas ruas e memorizar referências antes de cada passeio.

Acirrando disputas

A visão imersiva do Google Maps é uma adição importante para acirrar a disputa com o Apple Maps, que desde o ano passado apresenta versões em miniatura de pontos turísticos do mundo inteiro. Contudo, diferente da proposta da Maçã, o Google aposta numa maquete mais realista, com efeitos de sombra, vegetação, paleta de cores e mais.

Para a empresa, a boa recepção dessa novidade é importantíssima: além de competir com concorrentes diretos, serviços da gigante também passaram a disputar espaço com aplicativos de redes sociaisTikTok e Instagram, principalmente. Entre os mais jovens, as plataformas tendem a ser mais usadas para descobertas e pesquisas do que as ferramentas tradicionais do Google.

Continua após a publicidade

Melhores vias para bicicletas

Outra melhoria importante do Google Maps são as rotas otimizadas para bicicletas. O aplicativo mostrará informações detalhadas acerca do trajeto para que ciclistas tomem a melhor decisão sobre que rota tomar, cientes da elevação, curvas, velocidade do vento e trânsito do local.