Google libera versão 52 do Chrome para Android

Por Redação | 03 de Agosto de 2016 às 13h35

Uma semana após atualizar o navegador Chrome para a versão 52 nos desktops, o Google liberou a atualização para dispositivos móveis com Android. O update promete o carregamento mais rápido das páginas, maior economia de bateria e uma transição mais suave dos vídeos. A nova versão já pode ser baixada diretamente da Play Store.

De acordo com a empresa, a versão 52 do Chrome para portáteis otimizou a reprodução de vídeos em termos de velocidade e eficiência energética, traduzindo-se em vídeos rodando mais lisos, com tempo de carregamento significativamente menor e, consequentemente, maior duração da bateria.

O Google não divulgou nenhum tipo de dado específico para embasar essas novidades, mas o vídeo publicado pela empresa prova e mostra um pouco do que essa nova otimização é capaz:

Outro recurso bastante útil no navegador é o Modo Economizador de Dados (Data Saver Mode). Com ele ativado, uma versão menor do vídeo é carregada e exibida, economizando até 50% de dados, segundo estimativa do Google. Demonstrando a importância do recurso e da atualização, a empresa informou que mais de um bilhão de horas de vídeo são reproduzidas no Chrome toda semana. Além disso, revelou que a maior parte de todo esse tráfego ocorre justamente em dispositivos móveis, sem especificar a plataforma.

Importante salientar que todas essas melhorias estão centradas em conteúdos em HTML5, vídeos que utilizam outros plug-ins ou outras tecnologias não verão essas diferenças. O Google salientou que esses benefícios serão mais percebidos em vídeos curtos, que representam a maior parte do conteúdo exibido.

Apesar dessa não ser a maior atualização recente do navegador para dispositivos móveis, ela é bastante importante por conta da popularidade da exibição de vídeos atualmente. A versão 53 do aplicativo deverá ser lançada em setembro desse ano.

Via VentureBeat

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.