Google leva função de compartilhamento ao Hangouts no iOS

Por Redação | 26 de Abril de 2016 às 18h30

Uma nova atualização para o Hangouts no iOS traz uma funcionalidade que torna o app do Google muito mais integrado ao sistema operacional da Apple. Agora é possível utilizar o software a partir do menu de contexto da plataforma, permitindo que links ou imagens possam ser enviadas a partir de qualquer navegador instalado diretamente para os contatos do Hangouts.

Para fazer isso, somente é preciso ter o aplicativo instalado e uma conta logada. O botão no menu de contexto aparece automaticamente sempre que o usuário clicar na opção correspondente em um navegador, e vale também para outros softwares, como o Google Photos ou Gmail, por exemplo.

O resto do processo é automatizado. Ao escolher compartilhar algo com alguém, o usuário pode selecionar o contato e até digitar uma mensagem para acompanhar o link como se estivesse na própria janela do chat. Confirmações, é claro, também estão incluídas, de forma a não levar alguém a enviar algo sem querer, assim como a possibilidade de reorganizar os botões no menu de contexto de acordo com a vontade do usuário.

A atualização traz também uma funcionalidade que se integra ao modo de Baixa Energia, disponível apenas em iPhones, que bloqueia a possibilidade de chamadas em vídeo quando o usuário estiver com a bateria em um estado crítico. A novidade funciona apenas nos smartphones, já que iPads não possuem tal característica.

Além disso, claro, a atualização traz as tradicionais correções de erros e problemas de compatibilidade, que normalmente não são citadas de formas específicas nas notas de update. Ficaram de fora, por outro lado, as aguardadas opções de multitasking, como a possibilidade de colocar o Hangouts em apenas meia tela, para utilização do chat enquanto se trabalha em outra coisa, ou uma usabilidade semelhante à de vídeos, que podem ser colocados para o canto enquanto a navegação continua.

Fonte: Google (iTunes App Store)