Google Hangouts 4.0 chega para iOS com Material Design

Por Redação | 01.07.2015 às 07:57

O Google lançou uma nova atualização para sua plataforma de mensagens instantâneas, o Hangouts, mas você ainda não pode encontrar a versão redesenhada do aplicativo na Play Store. Isso porque, surpreendentemente, o primeiro lugar onde a nova atualização ficou disponível foi na loja de aplicativos para iOS, da Apple. É isso mesmo; se você é dono de um Nexus 6, por exemplo, ainda não tem acesso ao update do app de bate papo do Google, mas donos de iPhones têm.

O chamado Hangouts 4.0 chegou à App Store nesta segunda-feira (29) trazendo diversos ajustes de design, correções de bugs, melhorias de desempenho e um acesso mais fácil a fotos e stickers. A maior novidade fica por conta da mudança na forma de envio de anexos no app. Antes, as opções de envio ficavam escondidas atrás de um botão em formato de clipe de papel, mas agora ganharam um lugar de destaque na interface de mensagens.

Hangouts 4.0

Acesso às fotos, câmera, stickers e localização agora aparecem em uma faixa logo abaixo do campo de entrada de texto, incentivando os usuários a enviar muito mais do que apenas mensagens de texto para seus amigos.

Na verdade, a faixa com os ícones funciona como uma espécie de interface tabulada: o teclado é substituído por uma janela de tamanho similar que permite que você escolha o tipo de mídia que deseja enviar. O ícone da câmera, por exemplo, abre um mini visor na tela – algo parecido com o recurso presente no aplicativo do Facebook Messenger.

Hangouts 4.0

A nova interface também traz uma gaveta de navegação padrão, que combina com a estética adotada a partir do iOS 7, no lugar do que antes era um menu drop-down estranho. O Google adicionou um botão de ação flutuante na página de contatos que visa chamar a atenção do usuário para enviar uma nova mensagem. Basicamente, o novo Hangouts leva um gostinho do Material Design para o iOS.

Hangouts 4.0