Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos vai facilitar sua vida na hora de encontrar documentos escaneados

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Abril de 2021 às 13h05

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

Guardar fotos de documentos no celular pode vir a calhar para evitar carregar papeis para todo canto — e o Google parece entender que existe esse hábito. Novas “tags” e seções do Google Fotos separam esse tipo de registro numa seção dedicada e agora eles podem ser encontrados pela barra de pesquisa.

Assim como lugares, pessoas e outras atividades ficam destacadas na página de pesquisa, os documentos também terão uma área exclusiva para facilitar o acesso. As fotos que enquadram papéis como contratos, boletos, receitas médicas, cartões, recibos, diplomas e por aí vai são selecionadas automaticamente pela inteligência artificial do Google, a mesma que identifica pessoas e outros elementos de todos os registros da galeria.

Continua após a publicidade

Há, também, os “falsos positivos”: em uma ligeira inspeção, foram encontradas fotos de cadernos de estudo e outros itens igualmente desimportantes ao pesquisar por "Documentos". Ao mesmo tempo que o reconhecimento automático torna a pesquisa mais prática, ela está sujeita a erros — inclusive, deixando documentos importantes de fora.

A partir da barra de pesquisa é possível procurar por itens específicos. O termo "recibo", por exemplo, pode ajudar a encontrar boletos e outros comprovantes de pagamentos. Capturas de tela, cartazes e outros itens também podem ser encontrados com facilidade, desde que você apresente o termo na barra superior — o que não chega a ser tão rápido quanto uma seção dedicada.

A novidade não parece ter sido amplamente distribuída até o momento. Aqui no Canaltech, a seção da aba “Buscar” ainda não está disponível, mas a ferramenta de busca funciona perfeitamente. Assim como outras novidades menores, o recurso deve estar sendo ativado através de uma autorização dos servidores e, por isso, não há formas de antecipar sua chegada.

Fonte: Android Police