Google Fotos está forçando vídeos criados no app a ficarem na vertical

Por Felipe Autran | 28 de Julho de 2020 às 20h15
Canaltech

Quem utiliza o Google Fotos com frequência certamente já se deparou com a ferramenta de criação de vídeos do serviço. Além de criar vídeos automaticamente para grupos de imagens relacionadas — como, por exemplo, as fotos de uma viagem —, ele permite que você faça edições rápidas no próprio aplicativo, adicionando transições, músicas de fundo e até mesmo alguns filtros básicos.

Mas uma atualização lançada durante as últimas semanas parece não estar agradando muitas pessoas que faziam uso dessa ferramenta. Como notou o Android Police, diversos comentários no Twitter e nas páginas de suporte do Google relatam queo recurso agora só exibe vídeos no formato vertical, que é comum em produções feitas para dispositivos móveis, mas não é lá a melhor opção para quem deseja assistir aos vídeos na TV ou em um notebook.

Vídeos criados no Google Fotos ficam com barras pretas nas laterais quando sãovisualizados em um notebook (Reprodução/Android Police)

Como o Google não chegou a fazer um anúncio sobre a atualização, os usuários pensaram que deveria se tratar de um bug. No entanto, um tweet de David Lieb, o responsável pelo Google Fotos, confirmou que a mudança foi intencional. Em resposta a outro usuário, ele disse que a equipe planeja adicionar uma opção para vídeos na horizontal, mas que, pelo menos por enquanto, a ferramenta será voltada exclusivamente para a criação de vídeos na vertical.

Embora o tweet de Lieb seja do início de julho, o assunto voltou a chamar a atenção nos últimos dias. Como o Google costuma lançar atualizações de produtos aos poucos, é possível que a maioria dos usuários só tenha recebido a novidade agora, já no final do mês.

Ainda é possível salvar seus vídeos gravados na horizontal normalmente usando o Google Fotos, mas caso você deseje fazer alguma edição básica e manter o formato original das imagens, será necessário procurar outro serviço. O Google não deu uma previsão de quando a atualização com as novas opções de formato será lançada.

Fonte: Android Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.