Publicidade

Google Files ganha recurso para automatizar a liberação de espaço no celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Setembro de 2021 às 12h20

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google Files é uma excelente ferramenta para gerenciar arquivos no celular — e seus mais de 1 bilhão de downloads mostram que ele um favorito da galera. Na mais recente atualização, o aplicativo do Google aproveita a integração com o Google Fotos para facilitar a exclusão de fotos e vídeos armazenados na memória interna, mas que já estão salvos na nuvem.

O nome da função é “Smart Storage” (ou “armazenamento inteligente”, em português) e basicamente ajuda você a liberar espaço na memória interna do celular. Ela apaga somente as mídias salvas no aparelho há 60 dias ou mais, então não vai se livrar das suas fotos mais recentes assim que forem enviadas ao Google Fotos.

Diferente das outras ferramentas baseadas em detecção automática do Files, a Smart Storage está escondida no menu de Configurações, na seção “Liberar Memória”, e começa a agir assim que ativada, sem que o usuário precise solicitar uma limpeza.

Continua após a publicidade

Se para você é importante ter as fotos na qualidade original, é possível fazer o backup do arquivo completo no Google Fotos. Se o backup em “alta qualidade” do Google Fotos estiver ativado, uma cópia tratada por inteligência artificial — que não é ruim, vale ressaltar — será a única disponível depois que o arquivo for excluído do armazenamento interno.

Do Pixel para o mundo

O armazenamento inteligente não é totalmente inédito, porém. Esse recurso estava disponível para donos de smartphones da linha Pixel, mas poucos o conheciam por estar muito escondido. Provavelmente, o Google notou a falta de uso e decidiu implementar a novidade no Files, expandindo a disponibilidade dela para mais aparelhos no processo.

Continua após a publicidade

Assim como qualquer outra atualização de aplicativo Google, o pacote do Files está sendo distribuído gradativamente e pode não ter chegado ao seu aparelho ainda. Vale conferir na Play Store se há downloads pendentes.

Fonte: XDA Developers