Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Docs quer facilitar acesso aos recursos que você mais usa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Abril de 2022 às 19h00

Link copiado!

(Imagem: Damian Zaleski/Montagem: Kris Gaiato)
(Imagem: Damian Zaleski/Montagem: Kris Gaiato)

O Google Docs quer ajudar o usuário a navegar entre seus recursos de forma mais ágil na web. Para isso, o aplicativo trouxe um novo layout que permite localizar ações usadas com frequência com mais rapidez.

A mudança mais visível é a adição de ícones ao lado de cada ação nos menus. O Google pretende facilitar a identificação do que cada coisa faz de modo imediato, com a associação das imagens.

Continua após a publicidade

Outro ajuste foi a troca de posicionamento de algumas ferramentas. A ideia é tornar a localização dos recursos mais intuitiva, que passam a ficar sob o mesmo guarda-chuva, de modo coerente.

No menu arquivo, as opções para criar um documento ou abrir um arquivo existente são as mais usadas. Contudo, a ferramenta de compartilhamento ficava logo na parte superior do menu, junto com a seção para baixar um documento. Embora ambas sejam importantes, dentro de uma hierarquia de utilização, não precisam ficar tão em evidência assim.

Menos opções é mais

Por fim, houve um condensamento dos menus para melhorar a forma de navegação no serviço. Recursos relacionados ao Apps Script, por exemplo, foram simplificados e movidos do menu Add-ons para uma área chamada Extensões.

Continua após a publicidade

É claro que algumas pessoas vão estranhar o design novo no início, mas não deve levar muito tempo para se acostumarem, afinal há uma facilitação do uso do Docs. Segundo o Google, não houve alteração nas funcionalidades existentes.

A mudança está disponível para todos os usuários do Google Workspace, para assinantes do G Suite Basic e Business, além de contas pessoas do Google. Estes últimos, contudo, só devem ter a mudança no final de maio e de modo padrão, sem controle de administradores ou possibilidade de retornar ao design antigo.

Em fevereiro, o app ganhou resumos gerados por IA e templates colaborativos para aprimorar a produtividade. No começo de 2022, o Google decidiu facilitar a edição de textos no Docs pelo celular.

Fonte: Google