Google disponibiliza API Cloud Vision que permite aos apps analisar imagens

Por Redação | 05 de Dezembro de 2015 às 14h00

O Google anunciou na última quarta-feira (3) o lançamento da API Cloud Vision, que permitirá que os desenvolvedores construam aplicativos que consigam compreender o conteúdo de imagens, algo semelhante ao que existe no Google Photos. A API faz uso de diversas ferramentas para detectar objetos e expressões faciais dentro das imagens.

O lançamento ainda trata-se de uma versão beta, mas já é suficiente para que os desenvolvedores tenham a oportunidade de rodar o serviço de processamento de imagens em seus aplicativos e projetos. Com ela, as aplicações poderão identificar o que é mais importante dentro das imagens, bem como determinar se elas são adequadas. Além disso, a detecção de pontos de referência contida na API trará aos aplicativos a possibilidade de identificação de estruturas naturais populares e encontrar estruturas em um mapa.

Os desenvolvedores contarão com a ajuda do SafeSearch do Google para impedir conteúdo inapropriado por meio do Safe Search Detection - isso nas aplicações que incluírem imagens compartilháveis.

Vale lembrar que a API Cloud Vision não está disponível ainda para todos os desenvolvedores. Como processo para ajustar o projeto, o Google disponibiliza a novidade apenas para usuários aprovados, que solicitam o acesso às ferramentas por meio do preenchimento de uma pesquisa.

Com a disponibilização da API Cloud Vision, a empresa prova que está seguindo a tendência dos concorrentes, que também tentar atrair desenvolvedores com ferramentas avançadas. A IBM, por exemplo, permite agora que os usuários possam ter acesso às ferramentas do Watson, enquanto que a Microsoft está vendendo acesso a sua API do Projeto Oxford.

Fonte: Google

Fonte: http://www.slashgear.com/google-wants-to-be-the-ai-eyes-in-drones-robots-and-apps-03416915/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.