Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chat avisará usuário sobre convites com links suspeitos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Maio de 2022 às 18h51

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google deve adicionar um aviso vermelho no aplicativo de bate-papo Chat para evitar golpes e instalação de vírus na máquina do usuário. O programa exibirá um banner destacado sempre que suspeitar de um convite com links para phishing ou malwares.

Esse alerta aparecerá na parte de baixo da interface, inicialmente para usuários com contas pessoais do Google, no programa da web, celulares e versão para desktops do Chat. É possível bloquear a mensagem perigosa ou aceitar o link perigoso por sua conta.

Continua após a publicidade

Quem usa o Gmail e Google Drive já pode ter se deparado com a mensagem em algum momento. No gerenciador de e-mails, por exemplo, o aviso aparece ao responder a e-mails enviados de fora da organização também. A ideia dos desenvolvedores parece levar isso para todos os programas da empresa, incluindo o Documentos, Planilhas e Apresentações.

Os avisos passaram a ser estendidos ao Android, afinal muita gente utiliza o Gmail no celular em vez do computador. Em organizações, os administradores de rede podem ativar ou desativar o recurso conforme a necessidade da empresa — algumas mantêm contato constante com fornecedores de fora, portanto manter o aviso pode ser desconfortável.

Esses banners do Google Chat serão lançados a partir de hoje e pode levar algumas semanas para chegar totalmente para os usuários do serviço. Por ser uma mudança no lado do servidor, não é necessário atualizar o aplicativo para funcionar.

Fonte: Google