Google apresenta avanços do Assistant e planeja que ele seja um tradutor pessoal

Por Redação | 08 de Setembro de 2017 às 15h09

Há poucos anos, o funcionamento das assistentes virtuais se restringia a responder comandos no celular e oferecer informações de interesse do usuário. Agora, essas ferramentas de inteligência artificial estão aprimorando seu desempenho e ganhando cada vez mais autonomia.

Esse interesse pelas assistentes está fazendo com que com os maiores atores do mercado se mexam para ganhar mais usuários. Recentemente, Amazon e Microsoft iniciaram uma parceria que permite a integração de suas assistentes, Alexa e Cortana.

Já o Google está se concentrando para tornar sua tecnologia mais autossuficiente. A julgar pela sua última demonstração, seus esforços estão dando frutos.

Durante um painel no Google Developer Days, evento para apresentação de novidades da empresa que aconteceu na Polônia nos dias 5 e 6 de setembro, a gigante das buscas revelou um monte de recursos impressionantes que indicam que o Assistant agora possui uma consciência contextual mais aprimorada. Ele não só é capaz de responder a perguntas vagas, como também ganhou funcionalidades úteis em viagens para lugares cujos idiomas o usuário não domina.

No evento, a empresa mostra um novo modo de uso para o Tradutor. O usuário só precisa dizer: "Ok, Google, seja meu tradutor para o [inserir idioma]" e o Assistant irá repetir suas palavras no idioma solicitado.

Situações da vida real

O Google tem testado funcionalidades avançadas de tradução baseadas em IA desde o ano passado, mas só agora é possível ver como elas podem ser usadas em situações da vida real.

Em relação a perguntas mais vagas, o Google mostrou que a IA conseguiu avançar na capacidade de compreender o contexto. Isso é possível pois os algoritmos aprendem com as consultas passadas a fim de personalizar os resultados de futuras pesquisas.

Um exemplo de como o Assistant acaba aprendendo sobre o usuário foi dado no evento. A IA do Google recebe uma série de perguntas: "Qual é o nome do filme do Tom Cruise em que ele joga sinuca e dança enquanta joga?" O Assistant responde de primeira: A Cor do Dinheiro, sem precisar ter mais informações sobre o filme.

Ainda sem data

O Assistant agora já consegue responder questões mais rapidamente e obtém melhores resultados no reconhecimento de voz e na pesquisa.

Esses recursos ainda não têm data para chegar ao usuário final, mas rumores indicam que eles devem ser apresentados oficialmente no lançamento do Pixel 2, previsto para acontecer em outubro.

Fonte: Engadget

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.