Google agora vai sugerir fórmulas para facilitar cálculos nas planilhas

Por Claudio Yuge | 30 de Junho de 2020 às 22h15
Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Se você sabe criar bem as fórmulas, os dados armazenados no Microsoft Excel e no Google Planilhas ganham ainda mais funcionalidade, pois é possível realizar várias alterações e cálculos automáticos em tempo real. Contudo, muitos usuários que não são familiarizados com as equações e variáveis necessárias para automatizar processos — especialmente quem não exige assim soluções muito complexas.

O Google resolveu dar uma ajudinha e agora conta com duas boas ferramentas para facilitar a vida de quem usa essa planilhas. A primeira é o Smart Fill, ou Preenchimento Inteligente, que aproveita os recursos de inteligência artificial (IA) e aprendizado profundo da companhia para oferecer possíveis fórmulas para você. A máquina, ao notar um padrão de usa, tenta criar uma maneira de você automatizar ações.

Divulgação/Google

E uma das maiores vantagens dessa ferramenta é que o Google gera uma solução e mostra para você qual é a sugestão. Dessa forma, você tem mais controle de como pode funcionar, até mesmo ajustando a fórmula da maneira que achar necessário. E esse exercício também ensina como você pode gerar suas próprias combinações futuramente, sem ajuda da IA.

Outro novo recurso bastante útil para as planilhas é a Smart Cleanup, ou Limpeza Inteligente. Ao ativar essa funcionalidade, o programa consegue detectar linhas duplicas e vários problemas de formatação, a partir, também, de detecção de padrão. Ao reconhecer algum possível erro, o software recomendará uma correção.

Divulgação/Google

As novidades devem chegar ao Google Planilhas ainda este ano, sem previsão de estreia — mas desde já promete ser uma mão na roda para quem lida com esses dados diariamente.

Fonte: TechCrunch  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.